FERRAMENTAS LINUX: Um novo esforço está tentando novamente apoiar o Kernel Linux para o Lemote Yeeloong

domingo, 10 de março de 2019

Um novo esforço está tentando novamente apoiar o Kernel Linux para o Lemote Yeeloong



Confira !!



Os netbooks Lemote Yeeloong foram lançados há uma década e baseados no processador MIPS Loongson 2F com clock de até 900MHz, oferecendo até 1GB de RAM, alguns modelos com um SSD de 8GB e controlando a tela como um controlador Silicon Motion. Os netbooks / laptops da Yeeloong foram usados ​​até mesmo por Richard Stallman por ser amigável ao código aberto e ele usou os dispositivos como seu próprio sistema por vários anos. Finalmente, em 2019, o melhor suporte a kernel Linux principal está sendo trabalhado.

Está chegando uma década atrasado, considerando que Stallman não confia mais no Yeeloong (ele já trocoupara um ThinkPad reexibido para executar o Libreboot) e as especificações estão muito desatualizadas nos dias de hoje e para não mencionar que há muitos laptops com componentes muito mais novos que foram "liberados" para o BIOS por meio do Coreboot / Libreboot. Mesmo vários anos após o hype inicial em torno do hardware Lemote, tem sido difícil até mesmo encontrar o hardware (2012) e muito menos agora em 2019.

Mas agora há de fato um novo esforço para melhorar o suporte ao kernel mainline para este muito falado hardware . O suporte do kernel principal para Yeeloong tem sido bastante limitado, enquanto o novo trabalho espera fornecer os drivers de plataforma para o laptop Yeeloong ao kernel principal.

Existem novos patches para os laptops Lemote Yeeloong MIPS que foram limpos e melhorados em comparação com os remendos fora da árvore de anos atrás. Este trabalho também inclui sub-drivers para a bateria, LCD, teclas de atalho e outras funcionalidades. Os patches foram enviados algumas vezes nos últimos dias devido a problemas de e-mail, mas fazer esse trabalho ser analisado por outros desenvolvedores e fundido ao kernel da linha principal pode ser um desafio, mas vamos ver se em 2019 o fora-de-linha O suporte ao kernel da linha principal de caixa está em boa forma para quem ainda está pendurado neste hardware de laptop MIPS.

Fonte

Até a  próxima !1

Nenhum comentário:

Postar um comentário