O Google lança novo recurso de segurança super conveniente
A autenticação de dois fatores (ou verificação em duas etapas) é um recurso de segurança que absolutamente todos e cada um de nós deve usar, independentemente do serviço que queremos proteger.
E como as contas do Google costumam ser alvo de hackers que querem roubar as credenciais dos usuários, a gigante das buscas desenvolveu vários métodos para proteger os dados do usuário, incluindo várias maneiras de impedir tentativas de login mal-intencionado, além da senha padrão.
Como muitas pessoas já sabem, as chaves de segurança física são praticamente a melhor maneira de proteger as contas e, ao mesmo tempo, as menos propensas a serem hackeadas.
Mas como obter e usar uma chave de segurança não é realmente a coisa mais conveniente a ser feita pelos consumidores, o Google adotou uma abordagem diferente e agora permite que os usuários convertam seus telefones Android em tais dispositivos .
Em outras palavras, qualquer telefone Android deve ser capaz de funcionar como uma chave de segurança, o que permite aos usuários permitir ou rejeitar uma tentativa de login em suas contas.
O Google diz que essa opção é especificamente recomendada para pessoas no Programa de Proteção Avançada, e estas incluem "jornalistas, ativistas, líderes de negócios e equipes de campanha política que correm maior risco de ataques online direcionados".
No entanto, qualquer pessoa pode usá-lo, como o novo recurso suporta para contas pessoais do Google e contas do Google Cloud no trabalho.
Existem vários requisitos para que um telefone Android desempenhe o papel de uma chave de segurança:
- O dispositivo deve estar executando o Android 7.0 ou mais recente
- A conta deve usar a verificação em duas etapas
- O PC deve suportar Bluetooth e o recurso deve estar ativado
- O PC deve estar executando o Windows 10, o Chrome OS ou o macOS
- O local deve estar ativado
- O Google Chrome deve ser usado para fazer login
Como configurar a chave de segurança
Como os telefones Android vêm com uma chave de segurança incorporada, tudo o que você precisa fazer é configurar sua conta do Google para usar o smartphone para autenticação de dois fatores.
Antes de mais nada, verifique se seu telefone está configurado com sua Conta do Google que você deseja proteger e ative a verificação em duas etapas.
Em seguida, no seu PC executando qualquer um dos sistemas operacionais mencionados acima, você precisa fazer login na sua conta do Google. Selecione a opção Adicionar chave de segurança nas configurações da conta no seguinte local:
Google account > Security > 2-Step Verification > Security Key > Add Security Key
Depois de clicar nessa opção, você precisa selecionar o dispositivo que deseja duplicar como uma chave de segurança, e é por isso que você precisa configurar a mesma Conta do Google em um telefone Android. Se a conta não estiver configurada neste dispositivo, você não a verá na lista de telefones que podem ser configurados como chaves de segurança.
Quando você terminar essa tela de configuração, verá uma mensagem com a seguinte mensagem:
“Chave de segurança adicionada. A sua chave de segurança [nome do telefone] foi adicionada à sua conta. Quando você faz login com a verificação em duas etapas, usa sua senha e seu [nome do telefone]. ”
Na próxima vez que você tentar fazer login em sua conta e seu smartphone Android atender ao requisito mencionado, será solicitado que você aprove a tentativa em seu telefone celular. Depois de aprovar o login, você poderá fazer login e acessar sua conta.
Você sempre pode alterar suas configurações, remover dispositivos ou adicionar novos para serem usados como chaves de segurança usando as etapas detalhadas acima. Não se esqueça de que seu dispositivo deve ser compatível com Bluetooth, caso contrário, a solicitação de autorização de login não será enviada ao seu telefone. O Google não revelou por que exatamente o Bluetooth é necessário, mas deve ser ativado juntamente com os serviços de localização no Android.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário