FERRAMENTAS LINUX: Como usar um telefone Android como uma chave de segurança para as Contas do Google

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Como usar um telefone Android como uma chave de segurança para as Contas do Google






O Google lança novo recurso de segurança super conveniente



A autenticação de dois fatores (ou verificação em duas etapas) é um recurso de segurança que absolutamente todos e cada um de nós deve usar, independentemente do serviço que queremos proteger.

E como as contas do Google costumam ser alvo de hackers que querem roubar as credenciais dos usuários, a gigante das buscas desenvolveu vários métodos para proteger os dados do usuário, incluindo várias maneiras de impedir tentativas de login mal-intencionado, além da senha padrão.

Como muitas pessoas já sabem, as chaves de segurança física são praticamente a melhor maneira de proteger as contas e, ao mesmo tempo, as menos propensas a serem hackeadas.

Mas como obter e usar uma chave de segurança não é realmente a coisa mais conveniente a ser feita pelos consumidores, o Google adotou uma abordagem diferente e agora permite que os usuários convertam seus telefones Android em tais dispositivos .

Em outras palavras, qualquer telefone Android deve ser capaz de funcionar como uma chave de segurança, o que permite aos usuários permitir ou rejeitar uma tentativa de login em suas contas.

O Google diz que essa opção é especificamente recomendada para pessoas no Programa de Proteção Avançada, e estas incluem "jornalistas, ativistas, líderes de negócios e equipes de campanha política que correm maior risco de ataques online direcionados".

No entanto, qualquer pessoa pode usá-lo, como o novo recurso suporta para contas pessoais do Google e contas do Google Cloud no trabalho.

Existem vários requisitos para que um telefone Android desempenhe o papel de uma chave de segurança:


  • O dispositivo deve estar executando o Android 7.0 ou mais recente
  • A conta deve usar a verificação em duas etapas
  • O PC deve suportar Bluetooth e o recurso deve estar ativado
  • O PC deve estar executando o Windows 10, o Chrome OS ou o macOS
  • O local deve estar ativado
  • O Google Chrome deve ser usado para fazer login




Como configurar a chave de segurança

Como os telefones Android vêm com uma chave de segurança incorporada, tudo o que você precisa fazer é configurar sua conta do Google para usar o smartphone para autenticação de dois fatores.

Antes de mais nada, verifique se seu telefone está configurado com sua Conta do Google que você deseja proteger e ative a verificação em duas etapas.

Em seguida, no seu PC executando qualquer um dos sistemas operacionais mencionados acima, você precisa fazer login na sua conta do Google. Selecione a opção Adicionar chave de segurança nas configurações da conta no seguinte local:


Google account > Security > 2-Step Verification > Security Key > Add Security Key

Depois de clicar nessa opção, você precisa selecionar o dispositivo que deseja duplicar como uma chave de segurança, e é por isso que você precisa configurar a mesma Conta do Google em um telefone Android. Se a conta não estiver configurada neste dispositivo, você não a verá na lista de telefones que podem ser configurados como chaves de segurança.

Quando você terminar essa tela de configuração, verá uma mensagem com a seguinte mensagem:

“Chave de segurança adicionada. A sua chave de segurança [nome do telefone] foi adicionada à sua conta. Quando você faz login com a verificação em duas etapas, usa sua senha e seu [nome do telefone]. ”


Na próxima vez que você tentar fazer login em sua conta e seu smartphone Android atender ao requisito mencionado, será solicitado que você aprove a tentativa em seu telefone celular. Depois de aprovar o login, você poderá fazer login e acessar sua conta.

Você sempre pode alterar suas configurações, remover dispositivos ou adicionar novos para serem usados ​​como chaves de segurança usando as etapas detalhadas acima. Não se esqueça de que seu dispositivo deve ser compatível com Bluetooth, caso contrário, a solicitação de autorização de login não será enviada ao seu telefone. O Google não revelou por que exatamente o Bluetooth é necessário, mas deve ser ativado juntamente com os serviços de localização no Android.


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário