FERRAMENTAS LINUX: O Coreboot finalmente vê o suporte Zen / Ryzen na forma de ativação do APU Picasso

terça-feira, 23 de abril de 2019

O Coreboot finalmente vê o suporte Zen / Ryzen na forma de ativação do APU Picasso





Confira !!



O projeto de firmware / BIOS de código aberto Coreboot finalmente viu o suporte inicial ao CPU AMD Zen como parte dos engenheiros do Google que criam suporte ao APC Picasso para lidar com o lançamento de um futuro Chromebook.

Os processadores AMD mais recentes suportados pelo Coreboot são o Stoney Ridge, os APUs com gráficos GCN e dois núcleos de escavadeiras. Esse suporte foi feito pelos engenheiros do Google na frente do Chromebook, com a própria AMD estando fora da cobertura do jogo Coreboot / código aberto AGESA por vários anos. Mas chegar como uma surpresa hoje foi a cobertura inicial do Zen APU / Picasso.

Isso não é uma surpresa total, já que o Google continua comprometido em usar o suporte do Coreboot para seus dispositivos baseados no Chrome OS e há algum tempo existem rumores de "Zork" como um Chromebook AMD Picasso.

Picasso são APUs móveis / desktop AMD com núcleos de processador Zen + e gráficos Vega, sendo o sucessor de Raven Ridge. Picasso inclui os modelos Ryzen 5 3500U / 3550H, Ryzen PRO 3700U e outros modelos com até quatro núcleos / oito segmentos e uma gama de gráficos desde o Vega 3 no low-end até o Vega 10.

Mesclado hoje no Coreboot Git é o suporte inicial do Picasso para a própria APU, enquanto a cobertura da placa-mãe é outra história. Este suporte Picasso / Zen foi iniciado com base na porta Stoney Ridge do Coreboot e atualizado com as alterações necessárias no Zen / Picasso.

É interessante ver esse suporte a Picasso embora infelizmente pareça improvável que veremos muitas placas-mãe AMD verem suporte para o Coreboot, mas eu vou seguir com meus contatos da AMD enquanto sua próxima geração for lançada para ver se o outlook do suporte ao Coreboot na área de trabalho / servidor mudou.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário