FERRAMENTAS LINUX: Uma década mais tarde, a fiação do mesa chega com o suporte para a compactação de textura ATC da Qualcomm / AMD

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Uma década mais tarde, a fiação do mesa chega com o suporte para a compactação de textura ATC da Qualcomm / AMD




Confira !!



Adicionado à lista de mudanças do Mesa 19.1 foi agora o AMD_compressed_ATC_texture sendo canalizado para o Mesa / Gallium3D principalmente com foco no driver Freedreno.

O AMD_compressed_ATC_texture é a extensão trabalhada há uma década pela AMD / Qualcomm para formatos de textura compactados ATC. O ATC era o algoritmo de compactação proprietário da AMD, com foco em dispositivos móveis para economia de energia e largura de banda de memória. Isso ocorreu na época em que o ATI / AMD Imageon IP foi vendido para a Qualcom para formar os processadores gráficos da Adreno para os SoCs da empresa.

O ATC não deve ser confundido com o mais recente Adaptive Scalable Texture Compression (ASTC) que também foi desenvolvido em parte pela AMD, mas não é proprietário e já faz parte do OpenGL há anos, além de ser suportado pelo Mesa.

Agora, em 2019, o driver Freedreno Gallium3D de código aberto, em grande parte com engenharia reversa, recebeu suporte para a extensão de textura ATC. O código mesclado hoje ao Mesa Git integra o suporte GL_AMD_compressed_ATC_texture ao núcleo do Mesa, bem como ao rastreador de estado do Mesa Gallium, adicionando suporte aos formatos ATC e conectando-o ao driver Freedreno no hardware anterior da série Adreno 200/300.

É provável que não seja muito útil hoje, pois há alternativas de compactação de textura não proprietárias melhores, mas parece que as texturas ATC ainda podem ter alguma relevância no espaço WebGL / GLES em hardware antigo, portanto, para qualquer pessoa interessada, ele está agora na frente do Git . Mesa 19.1.

Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário