FERRAMENTAS LINUX: Lennart Poettering aponta que a estação de trabalho do Fedora pode perder peso

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Lennart Poettering aponta que a estação de trabalho do Fedora pode perder peso




Confira !!



O conhecido desenvolvedor de software livre Lennart Poettering lançou alguma luz sobre o estado da embalagem do Fedora Workstation, que pode ser benéfico para reduzir o conjunto de pacotes instalados por padrão.

Lennart iniciou uma discussão nesta semana intitulada: Podemos reduzir o conjunto de pacotes que instalamos por padrão um pouco?

Nele ele aponta que existem alguns pacotes instalados por padrão que podem não fazer sentido para o Fedora Workstation ou pelo menos se o usuário não confiar neles ... De um exame superficial em uma nova instalação beta do Fedora 30 Workstation, ele aponta out multipathd, dmraid, ATD, Crond e Libvirtd. Para a maioria dos usuários não explicitamente usá-los, é apenas um espaço desperdiçado por padrão.

No caso de multipathd e dmraid, é um pouco bobo, especialmente em instalações de laptop, mas foi apontado na discussão que, como uma limitação das capacidades de instalação ao vivo do Fedora, os pacotes presentes na instalação ao vivo são transferidos para a instalação resultante. .. Já que o Fedora Workstation suporta instalações DM RAID, ele acaba na instalação resultante mesmo se não for utilizado, pelo menos até que essas limitações de live / install sejam endereçadas.

Em casos como o crond, ele é usado apenas por um conjunto limitado de pacotes. Ou, no caso do libvirtd, embora amplamente utilizado por alguns, por que o serviço está sendo executado por padrão quando não está sendo usado.

Então há uma discussão ocorrendo sobre o potencial de cortar alguns desses pacotes fora da instalação padrão, mas, pelo menos para alguns deles, há obstáculos técnicos a serem cruzados primeiro.

Como um lembrete amigável, o Fedora 30 beta foi lançado na semana passada para os interessados ​​em testá-lo antes de sua estreia no início de maio.

Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário