FERRAMENTAS LINUX: O Driver de DRM Panfrost está sendo adicionado ao kernel Linux 5.2 para os gráficos Midgard / Bifrost

domingo, 21 de abril de 2019

O Driver de DRM Panfrost está sendo adicionado ao kernel Linux 5.2 para os gráficos Midgard / Bifrost





Confira !!



Não só o antigo driver DRM Lima chegou para o conjunto de gráficos Arm Mali 400/450 finalmente estreia com o kernel Linux 5.2, mas o driver Panfrost DRM também está sendo integrado ao novo hardware gráfico do Mali. 

O driver Panfrost DRM está configurado para ser adicionado ao kernel Linux 5.2. Panfrost é o driver DRM / KMS de engenharia reversa de código aberto para os processadores gráficos Arm Mali Midgard e Bifrost, onde o motorista Lima se concentra na série 400/450. 


Desde o início deste ano, o Mesa possui o driver Panfrost Gallium3D, que fornece a funcionalidade básica do OpenGL e pode ser emparelhado com esse driver de kernel DRM / KMS para uma pilha de drivers totalmente aberta e funcional para o Bifrost / Midgard. Embora antes de ficar muito animado, o Panfrost está apenas executando alguns jogos básicos e o software Kodi HTPC

O Panfrost Gallium3D está cada vez mais perto de oferecer suporte ao OpenGL ES 3.0, mas ainda há mais trabalho a ser feito antes de poder oferecer funcionalidade GL semelhante ao driver proprietário do Arm. Além disso, o Panfrost ainda não tem suporte para OpenCL ou Vulkan API, ao contrário do driver proprietário. 

No entanto, para aqueles que estão ansiosos pelo suporte a código aberto da Midgard / Bifrost, este novo driver foi adicionado ao drm-misc-next para enfileiramento em DRM-Next até que a janela de mesclagem do kernel Linux 5.2 seja aberta em maio.


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário