domingo, 28 de abril de 2019
O Fedora procura usar o driver FBDEV baseado em VESA, desativando VESA e OpenChrome antigos
Confira !!
O desenvolvedor principal da Red Hat, o desenvolvedor do X.Org, Adam Jackson, está analisando a reformulação do caminho do código de exibição do VESA para o Fedora avançar. O plano implicaria a remoção de um antigo "código esboçado" do X.Org Server e a mudança para o UVESAFB como o driver FBDEV baseado em VESA, mas significaria descartar o suporte para o driver OpenChrome entre outras mudanças.
O plano de Jackson envolve a mudança para o UVESAFB, o driver de buffer de quadro VESA para hardware gráfico antigo / sem suporte que não possua um driver DRM / KMS adequado. O UVESAFB depende dos helpers v86d do espaço do usuário para emular o código x86 para evitar o código dentro do próprio servidor X.Org. O UVESAFB existe há muito tempo, mas não é usado pelo Fedora até este ponto.
Ao migrar para o UVESAFB em vez do driver de espaço do usuário VESA DDX do X.Org, além de descartar o driver OpenChrome DDX que ainda depende da configuração do modo de espaço do usuário, eles poderiam reduzir ainda mais os privilégios de seu suporte ao X.Org Server.
Outro benefício é que há compositores de Wayland capazes de rodar diretamente em dispositivos FBDEV que ajudariam nesses casos em comparação com o retorno ao DDX da VESA, onde não existe tal suporte.
Esta é uma mudança arriscada, particularmente para sistemas vintage. Mas para a grande maioria dos usuários rodando em NVIDIA / Radeon / Intel, a mudança não será visível além de potencialmente ter uma configuração mais segura do servidor xorg em seu sistema.
Os interessados em mais detalhes sobre estes projetos de planos para o Fedora 31 podem descobrir os detalhes preliminares a lista de desenvolvimento do Fedora .
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#dev linux,
#Linux,
#Notícia,
#sistema operacioonal linux
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário