FERRAMENTAS LINUX: O suporte ao NVIDIA EGLStreams foi fundido no KWin para o KDE Plasma 5.16

segunda-feira, 15 de abril de 2019

O suporte ao NVIDIA EGLStreams foi fundido no KWin para o KDE Plasma 5.16



Confira !!



Uma grande surpresa nesta manhã de segunda-feira é achar que o back-end EGLStreams do KDE para o compositor do KWin Wayland foi fundido! A versão do KDE Plasma 5.16 neste verão irá, portanto, introduzir suporte para rodar a sessão do KDE Plasma Wayland com a pilha proprietária do driver NVIDIA Linux.

No final do ano passado, foi compartilhado que a NVIDIA estava desenvolvendo um back-end de EGLStream para o KWin , similar aos esforços em obter suporte a EGLStreams no compositor de Mutter do GNOME. No final de janeiro é quando o código de prova de conceito para o KWin com EGLStreams entrou em revisão . Após meses de revisão, o back-end foi incorporado ao KWin Git.

O back-end chegando a pouco menos de mil linhas de código foi fundidono mainline KWin Git para o que fará parte do KDE Plasma 5.16. Esse suporte requer uma versão recente do driver gráfico proprietário da NVIDIA e também ter a variável de ambiente KWIN_DRM_USE_EGL_STREAMS = 1 definida para ativar esse back-end em tempo de execução. Existem alguns bugs descobertos com o driver da NVIDIA e esperamos que sejam resolvidos antes que o Plasma 5.16 seja enviado.

A programação atual do Plasma exige que a versão 5.16.0 ocorra em 11 de junho, enquanto a versão beta virá em 16 de maio.

É ótimo ver este suporte KDE EGLStreams finalmente se materializar especialmente com muito pouco movimento nos dias de hoje, mas ainda para materializar a nova API de alocação de memória de dispositivo Unix que poderia suceder GBM e EGLStreams para uso pelos compositores de Wayland no futuro e adotada por todos os drivers gráficos.

Fonte


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário