FERRAMENTAS LINUX: A Oracle pretende contribuir com um back-end eBPF para o compilador do GCC 10

quinta-feira, 30 de maio de 2019

A Oracle pretende contribuir com um back-end eBPF para o compilador do GCC 10



Confira !!



Embora a Oracle tenha o controle do DTrace após a aquisição da Sun Microsystems, os desenvolvedores da Oracle estão bastante interessados ​​em adicionar suporte eBPF ao conjunto de ferramentas GNU com suporte a GCC como alternativa ao caminho focado em LLVM atualmente usado para direcionar esse in-kernel. Máquina virtual Linux.

Na semana passada eu escrevi sobre o GNU Binutils vendo o suporte eBPF para esta solução de VM moderna e cada vez mais popular dentro do kernel do Linux. Isso não é tudo que a Oracle está querendo contribuir na frente do eBPF, mas também está trabalhando em um back-end do compilador do GCC.

Um leitor da Phoronix apontou este tópico da lista de discussão do Binutils a partir de quando Jose Marchesi da Oracle postou originalmente os patches. O trabalho confirma que eles estão trabalhando em melhorias adicionais, incluindo a adição de suporte ao eBPF para o linker Gold. Mas mais notavelmente, "A próxima parada é o GCC. Um back-end do eBPF está em andamento. Planejamos fazer o upstream antes de setembro. "

Obter o back end do eBPF para segmentar essa máquina virtual no kernel concluída em setembro o tornaria um recurso para o lançamento do compilador do GCC 10 deve ser lançado no início do segundo trimestre de2020.

Embora o eBPF possa ser visto em alguns aspectos como um concorrente do DTrace da Oracle, esse movimento não é totalmente surpreendente. Em novembro passado, escrevemos sobre a Oracle no momento em que exploramos o DTrace com um mecanismo de execução eBPF. A Oracle está procurando alavancar o eBPF como parte de sua oferta do DTrace que, até o momento, é principalmente um recurso do Oracle Linux derivado do RHEL com seu "Unbreakable Enterprise Kernel" e não amplamente usado em outros lugares, considerando que há SystemTap, LTTng, eBPF e outras estruturas de rastreio / depuração do Linux em comparação a uma década atrás, quando o DTrace for Linux era um cobiçado recurso da Sun.


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário