FERRAMENTAS LINUX: As atualizações iniciais de gráficos da AMD para o kernel Linux 5.3 incluem aprimoramentos do PowerPlay, uso de HMM

quinta-feira, 30 de maio de 2019

As atualizações iniciais de gráficos da AMD para o kernel Linux 5.3 incluem aprimoramentos do PowerPlay, uso de HMM




Confira !!



Embora o kernel do Linux 5.2 não tenha sua estréia até julho, seguido da abertura do ciclo de kernel do Linux 5.3, os desenvolvedores da AMD enviaram hoje seu conjunto inicial de alterações para o DRM-Next para enfileirar suas alterações preliminares nos drivers AMDGPU / AMDKFD. quer entrar neste próximo ciclo do kernel. Há algumas adições notáveis, mas o que esperamos / esperamos e ainda não vimos é o suporte da Navi.

No mês passado, vimos os bits da AMD Navi / GFX1010 chegarem ao seu back-end do compilador de shaders LLVM, mas, surpreendentemente, nenhum patch de driver de kernel AMDGPU nem o driver de mesa funcionam até o momento. Mas talvez agora que a série Radeon RX 5700 tenha sido anunciada como parte de sua nova marca de arquitetura "RDNA", talvez a queda esteja próxima. Mas simplesmente não está pronto hoje para essa solicitação de recebimento inicial para essa área de preparação dos drivers do Direct Rendering Manager.

Embora com o lançamento da série RX 5700 em julho, isso significará que os clientes de dia de lançamento precisam estar construindo os drivers a partir da origem (visto que o código não chegou ao kernel Linux 5.2 ou ao Mesa 19.1 que serão versões estáveis) ou estar montando o pacote de driver binário empacotado Radeon Software for Linux em uma distribuição Linux corporativa suportada. De qualquer forma, veremos quando os patches do Navi Linux serão lançados na íntegra e, no dia do lançamento, você poderá encontrar uma revisão completa no Linux para saber tudo sobre os requisitos e o desempenho do driver.

O que há para encontrar nesta atualização inicial do AMDGPU / AMDKFD "-next" para Linux 5.3 são:

- Uma nova interface sysfs de "utilização de memória" que expõe o uso de memória em tempo real como uma porcentagem. (A estrutura do sensor do Phoronix Test Suite já suporta o uso desse novo ponto de dados.)

- Fazendo uso do Gerenciamento de Memória Heterogêneo (HMM) em vez do código do notificador MMU para as páginas do usuário. É ótimo ver a AMD finalmente se movendo com os patches do HMM.

- Expondo a topologia do xGMI através do código do driver do kernel do AMDKFD.

- Correções em torno de SR-IOV.

- Suporte para novos sensores térmicos em alguns chips Vega.

- Melhorias no Vega PowerPlay.

- Suporte de barreira GWS dentro do driver de computação AMDKFD.

- Outras limpezas e melhorias.

A lista completa de alterações pode ser visualizada por este pedido de envio para DRM-Next. Fique ligado para ver o que mais vem para o AMDGPU / AMDKFD e os outros drivers de DRM com o kernel Linux 5.3.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário