FERRAMENTAS LINUX: O kernel Linux 5.2 DRM torna o Icelake pronto para produção e adiciona drivers do Lima & Panfrost

quinta-feira, 9 de maio de 2019

O kernel Linux 5.2 DRM torna o Icelake pronto para produção e adiciona drivers do Lima & Panfrost



Confira  !!



O Subsistema Direct Rendering Manager (DRM) e as atualizações do driver foram submetidas e mescladas para o kernel do Linux no desenvolvimento .

Na frente do driver, esse é o kernel que traz os drivers Panfrost e Lima DRM / KMS desenvolvidos pela comunidade e desenvolvidos pela comunidade . O Panfrost é o driver para os processadores gráficos ARM Mali Bifrost e Midgard, enquanto Lima é para as antigas séries Mali 400/450. O Panfrost está particularmente em excelente forma e é emparelhado com o novo driver principal do Mesa Gallium3D com o mesmo nome para oferecer uma aceleração OpenGL decente em uma pilha de drivers totalmente aberta. É bom ver o hardware do Arm Mali sendo finalmente "liberado" no kernel principal do Linux pela comunidade.

Outro novo driver DRM adicionado para o kernel Linux 5.2 é oASp25 ASC2500 SoC DRM driver . O driver "vboxvideo" do VirtualBox também foi promovido fora do estágio deste ciclo, e agora está sendo limpo nos últimos ciclos.

O driver Intel DRM, entretanto, considera que seu suporte Gen11 / Icelake agora está pronto para a produção e não está mais escondido atrás de uma bandeira experimental. Seu suporte a driver OpenGL / Vulkan para gráficos Gen11 também é considerado agora completo . Além do Icelake, o Linux 5.2 traz os IDs para suporte a gráficos Intel Elkhart Lake .

Não o Gen11, mas o driver Intel DRM também adiciona  o suporte a gráficos Comet Lake . No front do AMDGPU, o código HMM (Heterogeneous Memory Management) agora é usado para manuseio de "userptr" de usuário, suporte para Vega 20 SMU11, várias outras adições Vega 20, aprimoramentos do FreeSync , suporte a objeto de sincronização de linha de tempo e outras melhorias de exibição.

Uma lista das outras alterações de DRM, inclusive para os drivers DRM / KMS menores, pode ser encontrada através da mescla do Git .

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário