FERRAMENTAS LINUX: O Nouveau recebe suporte inicial para a NVIDIA TU117 (GeForce GTX 1650)

sábado, 11 de maio de 2019

O Nouveau recebe suporte inicial para a NVIDIA TU117 (GeForce GTX 1650)



Cionira !1



Embora tenha perdido o pedido principal de DRM para o kernel Linux 5.2 , o driver DRM Nouveau agora tem suporte inicial para o Turing TU117 da NVIDIA, a GPU que alimenta a nova série GeForce GTX 1650.

O mantenedor do DRM da Nouveau, Ben Skeggs, da Red Hat, comprometeu-se a apoiar sua árvore de teste na quinta-feira para esta habilitação do TU117. O suporte do TU117 é amplamente baseado em seu suporte a GPU Turing TU106 e equivale a apenas 36 linhas de código .

Assim como o suporte Turing existente por esse driver Linux de código aberto da NVIDIA, atualmente ele está limitado apenas ao suporte de configuração do modo kernel (exibição). O Nouveau ainda não oferece nenhuma aceleração de hardware para as GPUs Turing, pois elas são bloqueadas pela NVIDIA, esperando por elas para liberar as imagens de firmware necessárias e necessárias para a inicialização.

Mas mesmo quando os blobs de firmware de Turing acabarem sendo lançados, ainda haverá problemas como o de Maxwell / Pascal / Volta de rodar apenas nas freqüências dos relógios de inicialização sem qualquer suporte a re-clocking para poder conduzir o hardware em seu clock ideal frequências. Para superar esse desafio, é necessário desenvolver suporte adicional ao firmware ou soluções alternativas em torno do gerenciamento da PMU. Até que isso aconteça, o desempenho do Nouveau além da série GeForce GTX 700 permanece muito lento.


Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário