FERRAMENTAS LINUX: O Vmalloc do Linux está vendo "Benefícios de Alto Desempenho" com as mudanças no Kernel Linux 5.2

segunda-feira, 20 de maio de 2019

O Vmalloc do Linux está vendo "Benefícios de Alto Desempenho" com as mudanças no Kernel Linux 5.2


Confira !!



No topo de todas as alterações enfileiradas para o Linux 5.2 está uma melhoria de desempenho interessante de última hora para o código vmalloc.

O código vmalloc do kernel do Linux tem o potencial de executar muito mais rápido no Linux 5.2, particularmente com dispositivos embarcados. O Vmalloc é usado para alocar memória contígua no espaço de endereço virtual e viu uma ótima otimização mesclada hoje no último dia esperado da janela de mesclagem do kernel Linux 5.2.

Como parte de um envio fundido minutos atrás de Andrew Morton estão "grandes mudanças para o vmalloc, gerando grandes benefícios de desempenho".

A principal mudança para o código vmalloc é manter o controle dos blocos livres para alocação.

Atualmente, uma alocação da nova área VA é feita através da iteração da lista ocupada até que um furo adequado seja encontrado entre duas áreas ocupadas. Portanto, cada nova alocação faz com que a lista seja cultivada. Devido à longa lista e a diferentes parâmetros permissivos, uma alocação pode levar muito tempo em dispositivos incorporados (milissegundos). 
Este patch organiza o layout da memória vmalloc em áreas livres do intervalo VMALLOC_START-VMALLOC_END. Ele usa uma árvore vermelha e preta que mantém os blocos classificados por seus deslocamentos em par com a lista vinculada, mantendo o espaço livre em ordem de endereços crescentes.

Com este patch de Uladzislau Rezki, chamar vmalloc () pode levar até 67% menos tempo em comparação com o comportamento no Linux 5.1 e anteriores, pelo menos com testes feitos pelo desenvolvedor no QEMU.

O kernel Linux 5.2 está se tornando uma versão do kernel muito interessante. O Linux 5.2-rc1 será lançado assim que esta noite, enquanto o kernel estável deve estrear em julho.


Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário