FERRAMENTAS LINUX: A Intel envia o suporte inicial ao driver de gráficos Linux de código aberto para o Tiger Lake

domingo, 30 de junho de 2019

A Intel envia o suporte inicial ao driver de gráficos Linux de código aberto para o Tiger Lake




Confira !!



A tradição da Intel de oferecer suporte a drivers gráficos pontuais e de código aberto para seu hardware continua. Embora o hardware do Icelake ainda não esteja atingindo as massas, os desenvolvedores da Intel começaram esta semana a enviar seus patches de drivers iniciais para exibir os gráficos no Tiger Lake.

Nas últimas semanas, vimos os desenvolvedores da Intel Linux começarem a testar seu código inicial de ativação do Tiger Lake em diferentes subsistemas de kernel e o suporte a compiladores . Esta semana, porém, são os bits que mais nos entusiasmam: o suporte a gráficos da Intel.

A habilitação básica foi enviada para o Tiger Lake, seu processador de 10 nm de segunda geração para finalmente ter sucesso com o Icelake, potencialmente em 2020, com uma GPU Willow Cove, Xe GPU e tecnologia de exibição atualizada. Embora se diga que Tiger Lake tenha seu "Xe GPU" inicial, até agora os bits de driver do Tiger Lake Linux são relativamente menores em relação ao driver DRM i915 existente, com apenas dezenas de patches medindo apenas cerca de mil linhas de código alteradas. Além disso, um de seus patches afirma explicitamente que "Tiger Lake é um processador Intel® contendo Intel® HD Graphics". Eles dizem que há "mais para vir em breve", então vamos ver o quão diferente ele acaba sendo dos promissores gráficos "Gen 11" da Icelake.

O código publicado até o momento indica um quarto pipe adicional e transcodificador, mudanças no clock e gerenciamento de energia, um novo poço de energia "DC3CO" e duas portas USB Type-C adicionais (seis portas USB Type-C e três portas PHY combinadas no total ) para Modo Alternado DP / Thunderbolt DP / DP Nativa / HDMI / DP nativa. O código faz referência aos gráficos do Tiger Lake como sendo o Gen 12 com os recursos de geração sendo o pipe e o transcodificador adicionais e um FIA modular para SoCs. Existem sete IDs de PCI adicionadas neste ponto em Tiger Lake, embora não sejam necessariamente indicativas do número de SKUs que veremos, pois muitas vezes existem IDs reservados, alguns IDs apenas para modelos de pré-produção / engenharia, etc.

Este código inicial do Tiger Lake perde o ponto de corte para o kernel Linux 5.3, enquanto é provável que este suporte a gráficos Tiger Lake Gen 12 seja mesclado para o Linux 5.4 no final do ano e continue a ser refinado sobre os sucessivos lançamentos do kernel.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário