FERRAMENTAS LINUX: O Código do PowerCap / RAPL para o suporte ao Icelake Desktop / X / Xeon D chega com o kernel Linux 5.3

quinta-feira, 20 de junho de 2019

O Código do PowerCap / RAPL para o suporte ao Icelake Desktop / X / Xeon D chega com o kernel Linux 5.3




Confira !!



Enquanto no kernel  Linux 5.2 o suporte para as CPUs Icelake da Intel parece pronto para produção com todos os bits no lugar dos novos IDs para os muito aprimorados gráficos "Gen 11", há alguns poucos itens a serem lançados na próxima janela de mesclagem do kernel Linux 5.3 embora possa ser back-portado para a série atual. Felizmente, não encontramos nada de maior a ser perdido.

Um dos mais recentes bits do suporte do Icelake Linux é o processamento desses processadores de última geração dentro do código de driver PowerCap / RAPL (Limite de potência médio em execução). Em particular, o desktop / workstation Icelake partes. Este é o código para ler o consumo estimado de energia do pacote da CPU com base nos contadores de desempenho de hardware e a capacidade de limitar artificialmente a energia consumida pelo processador via software.

Apenas os novos IDs de PCI foram necessários e agora foram preparados na árvore "-ext" do código de gerenciamento de energia do kernel do Linux. Isso adiciona os IDs PCI Icelake para as peças de desktop, Icelake-X e Icelake Xeon Ds. Icelake IDs móveis já estavam no lugar. Mas com o Icelake desktop / X-Series / workstation provavelmente não virá em breve, este suporte para o Linux 5.3 deve ser suficiente.

O kernel Linux 5.3 deve ser escolhido pelos gostos do Ubuntu 19.10 e do Fedora 31, portanto, para as atualizações de distribuição do outono de 2019, o suporte do Icelake deve estar em boa posição para as próximas plataformas móveis e o Icelake de nível superior. partes abaixo da estrada.



Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário