FERRAMENTAS LINUX: O suporte ao Radeon Navi está pendente para o driver OpenGL RadeonSI com linha de 47k no valor de alterações

quinta-feira, 27 de junho de 2019

O suporte ao Radeon Navi está pendente para o driver OpenGL RadeonSI com linha de 47k no valor de alterações



Confira !!



Na semana passada, a AMD publicou mais de 400 patches fornecendo o suporte AMD Navi dentro de seu driver AMDGPU DRM enquanto esta semana trouxe dezenas de patches, totalizando 4.293 linhas como um patch para o seu driver RadeonSI Gallium3D, a fim de fornecer suporte a OpenGL nestas próximas gerações GPUs sendo introduzidas no próximo mês como a série Radeon RX 5700.

O famoso desenvolvedor de software livre da AMD, Marek Olšák, postou ontem as correções da Mesa por fornecer este suporte inicial ao Navi (10) para a Mesa. Como é o caso, a capacitação de Navi da AMD é focada no driver RadeonSI Gallium3D e não no driver RADV Radeon Vulkan não oficial / comunitário também dentro do Mesa. O suporte do RADV Navi será deixado para os colaboradores da "comunidade" de nomes como Red Hat, Google e sim os membros da comunidade independente.

Com o MR para o suporte ao AMD Navi no RadeonSI, foi interessante notar algumas das mudanças de driver feitas por Marek:

- O estágio GS é usado em vez de VS. GS é agora um ES-GS-VS mesclado e é mais eficiente. Neste modo, os shaders API VS, TES e GS são chamados de compilados como NGG.
- O feedback de transformação é completamente emulado com a ajuda de átomos ordenados do GDS. As consultas de feedback de transformação também precisam ser emuladas. (ainda pode ser mais rápido que o hw anterior)

Até o momento, a solicitação de mesclagem não foi atendida, mas espera-se que o código chegue ao Mesa 19.2, que não ficará sob congelamento de recurso por mais um mês. O Mesa 19.2 deve estrear como estável no final de agosto ou início de setembro com este suporte Navi.

É o que venho dizendo há algum tempo, mas parece que o Linux 5.3 + o Mesa 19.2 + LLVM 9.0, todos lançados em setembro, serão as versões para o suporte inicial do Radeon Navi. Há também uma atualização do libdrm que também fará parte da matriz de suporte.

A AMD pode ser parabenizada por ter divulgado este código antes de seu lançamento em 7 de julho para a Radeon RX 5700 / 5700XT, embora infeliz ao mesmo tempo, não será lançado em versões estáveis ​​desses componentes-chave a tempo para o dia do lançamento. Como descobrimos, a Navi traz uma boa quantidade de mudanças arquiteturais e sempre há as revisões legais / IP e outras etapas envolvidas no processo de código aberto.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário