Confira !!
A Zhaoxin é a empresa que produz CPUs x86 chinesas criadas por uma joint venture entre a VIA e o governo de Xangai. Os atuais processadores Zhaoxin ZX são baseados no design da Isia da VIA e fazem uso da licença x86 da VIA. Com o kernel Linux 5.3, haverá melhor suporte para essas CPUs x86 de desktop chinesas.
Projetos futuros dos processadores Zhaoxin exigem fabricação de 7nm, PCI Express 4.0, DDR5 e outros recursos para colocá-lo em paridade com os modernos processadores Intel e AMD. Resta saber quão bem isso vai funcionar, mas certamente parece estar se movendo no espaço desktop / consumidor para CPUs x86 construídas na China, enquanto no espaço do servidor há os processadores baseados em EPYC Hygon Dhyana ocupando o espaço para servidores chineses .
Enfileirados como parte das mudanças da CPU x86 à frente da janela de mesclagem do Linux 5.3 do próximo mês, continuam os trabalhos para melhorar o suporte a Linux para o hardware da Zhaoxin. O ano passado viu o suporte inicial ao Linux enquanto outra rodada de mudanças estava chegando a esta próxima versão do kernel.
Existe agora o suporte formal junto com a introdução de um novo switch de configuração do kernel CPU_SUP_ZHAOXIN para permitir detecção / ajustes / peculiaridades em torno desses processadores. Há também alguns outros patches do Zhaoxin adicionando outros recursos / peculiaridades ao seu suporte ao Linux.
Fonte
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário