FERRAMENTAS LINUX: Os desenvolvedores do Wine parecem bastante apreensivos sobre os planos do Ubuntu de largar o suporte de 32 bits

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Os desenvolvedores do Wine parecem bastante apreensivos sobre os planos do Ubuntu de largar o suporte de 32 bits



Confira !!



Parece que os planos anunciados pela Canonical esta semana para abandonar os seus pacotes / bibliotecas de 32 bits, começando com o Ubuntu 19.10 , estarão causando problemas para o Wine, pelo menos a curto prazo, até que uma solução adequada seja resolvida. bit Wine constrói para usuários do Ubuntu.

O Wine e o Steam estão entre os poucos pacotes proeminentes de softwares para Linux que ainda predominam em um mundo de 32 bits. Valve certamente tem os recursos para chegar a uma solução oportuna, especialmente com o Ubuntu sendo a distribuição Linux mais popular usada pelo Steam e eles podem continuar enviando suas próprias bibliotecas do Steam Runtime de 32 bits e outras alterações conforme necessário. Para o projeto de upstream do Wine pode ser um pouco mais pesado fornecendo pacotes de vinho de 32 bits para o Ubuntu.

Aqueles que fornecem os empacotadores do WineHQ para o Ubuntu não querem se aventurar a fornecer uma coleção inteira de bibliotecas / dependências de 32 bits para satisfazer o Wine. Também parece que há vários desenvolvedores, pelo menos, céticos em relação à "solução" apoiada pela Canonical para usar pacotes LTS do Ubuntu 18.04 de 32 bits a partir de um Snap. Entretanto, fornecer uma compilação de 64 bits apenas para o Wine seria de utilidade limitada.

Esta situação do Ubuntu planejando descontinuar seu suporte x86 de 32 bits começando com o Ubuntu 19.10 está sendo discutida agora na lista wine-devel .

Freqüentemente, o desenvolvedor de vinil vocal Henri Verbeet, da CodeWeavers, chegou a não fornecer nenhum pacote do Ubuntu, pelo menos até que uma solução melhor possa ser desenvolvida. " Eu acho que não construir pacotes para o Ubuntu 19.10 seria o único
opção prática. Provavelmente seria bom ter uma pequena explicação na página de download. Pelo que entendi, ainda seria possível executar executáveis ​​de 32 bits no kernel do Ubuntu 19.10, mas teríamos que construir e enviar todas as nossas dependências. Eu não acho que nós queremos ir lá ainda. "

Andrew Eikum da CodeWeavers trouxe a idéia de usar o Steam Runtime como pacotes dependentes de 32 bits. Isso cobriria a maioria de suas bases, mas ainda há alguns outros pacotes que eles precisariam resolver.

Vamos ver o que acontece com o Ubuntu 19.10, de 64 bits, planeja as próximas semanas.

Fonte

Até a próxima  !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário