domingo, 28 de julho de 2019
O kernel de 32 bits do Linux está com problemas desde que foi atenuado para o Meltdown
Confira !!
Quer você goste ou não, o suporte x86 de 32 bits do kernel do Linux já começou a sofrer algumas formas menores de perda de bits. A maioria dos desenvolvedores de kernel não está mais testando ativamente o x86-32 e os fornecedores de distribuição estão começando a perder o suporte de 32 bits . O exemplo mais recente do estado efetivamente rebaixado do x86 de 32 bits é a funcionalidade de comportamento indefinido com bugs que vive no kernel da linha principal no último ano desde que as mitigações do Meltdown ocorreram.
Não só levou meses após a publicação da vulnerabilidade do Intel Meltdown (e a mitigação do x86_64) para ver o suporte do Linux KPTI para x86 de 32 bitspara mitigar o Meltdown (da revelação de janeiro para a prontidão da linha principal em julho), mas acabou revelando um bug de 32 bits que viveu no kernel a partir do verão de 2018 até agora com o Linux 5.3.
Problemas de mapeamento de TLB de E / S no x86 de 32 bits foram expostos pelo suporte de Isolamento de Tabela de Páginas do Kernel. O resultado é um comportamento indefinido dentro do kernel que pode gerar corrupção de dados / kernel panics e reinicializações espontâneas.
Houve relatos de bug de travamentos aleatórios ou reinicializações em kernels de 32 bits causados pela introdução do KPTI, pelo menos em dezembro passado. Enquanto agora a partir de hoje no kernel Linux 5.3 Git à frente da marcaçãodo kernel 5.3-rc2 tem uma correção.
O código vmalloc do kernel agora está ativamente sincronizando os unmaps em todas as tabelas de páginas do sistema antes que as regiões possam ser reutilizadas, o que deve resolver esse comportamento indefinido de 32 bits que persistiu no ano passado no kernel Linux x86-32 com o metldown mitigado. A correção estará lá para o kernel Linux 5.3-rc2 e, presumivelmente, será transferida para a série estável.
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
dev linux,
Linux,
Linux Kernel,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário