domingo, 28 de julho de 2019
O suporte ao k10temp no Linux está pendente para os processadores da AMD Ryzen 3000 Series
Confira !!
Os patches agora são enfileirados na área de preparação do subsistema hwmon do kernel Linux, que permite que o driver AMD "k10temp" ofereça suporte aos processadores Ryzen 3000 "Zen 2".
De volta durante os briefings de imprensa do Zen 2, foi-me dito que nenhum deslocamento de controle de temperatura era necessário para o Zen 2 e que o suporte de driver térmico do Linux foi todo eliminado como resultado. Foi correto que nenhum Tctl é gratamente necessário, mas o suporte ao driver do Linux ainda não foi exatamente eliminado. Acontece que os novos IDs PCI estavam faltando no driver do Linux e, portanto, não há suporte para monitoramento de temperatura no Linux.
Mas agora os usuários interessados têm voleio dos patches e eles são enfileirados na árvore de monitoramento de hardware. Infelizmente, é a janela de mesclagem do post Linux 5.3, portanto, neste estágio, está na árvore do Git para o Linux 5.4, mas veremos se eles acabam sendo enviados como "correções" para o ciclo atual do Linux 5.3 ou acabarão esperando até o Linux 5.4 mesclar janela apenas nesse ponto para depois vê-lo de volta para a árvore estável.
Para os interessados, o suporte se resume a esse patch de uma linha e a este patch de quatro linhas para adicionar os novos IDs. Isso é tudo o que é necessário, já que não é mais necessário um offset, mas uma pena que levou até o pós-lançamento para os bits serem adicionados ao kernel. Então, novamente, com todos os lançamentos do processador Zen até o momento, é levado até depois do lançamento para ter o suporte de temperatura do Linux .
Em uma nota relacionada, tenho pressionado a AMD para fornecer suporte ao driver ou documentação para obter o (estimado?) Relatório de consumo de energia do pacote da CPU no Linux. Durante os dias do Bulldozer, foi o driver fam15h_power para relatar seus números de consumo de energia da CPU sob o Linux, embora esse driver não funcionasse com processadores Zen. No Windows for Zen CPUs, há suporte para relatar o consumo de energia da CPU, embora a precisão seja uma questão de debate. Os processadores da Intel no Linux também expõem seu consumo de energia também por meio de RAPL e similares. Espero que a AMD forneça este suporte no Linux para CPUs mais novas, mas ainda não há uma palavra definitiva.
Fonte
Até a próxima !!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário