segunda-feira, 22 de julho de 2019
O Kernel Linux 5.3 irá surpreendentemente apoiar os mais novos teclados / trackpads de Apple MacBooks
Confira !!
Como uma surpresa de última hora para a janela de mesclagem do kernel Linux 5.3, há suporte para o teclado e trackpads em laptops Apple MacBooks e MacBook Pro mais recentes.
O Linux até agora não teve suporte principal para o teclado e o trackpad nos últimos anos de MacBooks: dos modelos MacBook8,1 ou posterior ou MacBookPro13 e MacBookPro14. Esses IDs estão praticamente correlacionados aos sistemas MacBook desde o final de 2015. Não houve esse suporte a Linux, já que ao invés de serem expostos como dispositivos USB como todos os outros laptops modernos, a Apple fez o estranho movimento de transformá-los em dispositivos SPI. Além disso, a Apple nunca documentou seu protocolo em uso com este controlador SPI para suportar esses teclados e trackpads.
Desenvolvedores com o tempo têm engenharia reversa de grandes partes deste protocolo e, assim, são capazes de escrever este driver básico do Linux. No entanto, ainda existem alguns campos e comandos ainda a serem decifrados. Mas o que é conhecido hoje é pelo menos bom o suficiente para uso padrão no Linux.
O maintaner do subsistema de entrada do Linux, Dmitry Torokhov, enviou uma solicitação de recepção secundária no sábado contendo esse novo driver de teclado / trackpad do Apple SPI junto com algumas outras atualizações de entrada mundanas. O driver da Apple SPI foi liderado por Ronald Tschalär.
Portanto, com o Kernel Linux 5.3+ e ao habilitar o novo Kconfig CONFIG_KEYBOARD_APPLESPI, há suporte para os mais recentes MacBooks / MacBookPros com seus teclados e trackpads.
Conforme relatado há alguns dias, há também as correções que permitem o suporte à unidade NVMe em dispositivos Apple mais recentes sob o Linux, embora esse trabalho não tenha chegado ao Kernel Linux 5.3. Mas talvez para o Kernel Linux 5.4 é onde vamos ver o suporte funcionando bem no novo hardware da Apple.
Fonte
Até a próxima !
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Dev Linux Hardware,
Linux,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário