FERRAMENTAS LINUX: A Valve financiou o desenvolvimento do Xrdesktop - deixando o GNOME e o KDE trabalhar no VR

quarta-feira, 31 de julho de 2019

A Valve financiou o desenvolvimento do Xrdesktop - deixando o GNOME e o KDE trabalhar no VR



Confira !!


Após o lançamento do OpenXR 1.0 , a Collabora anunciou o lançamento do Xrdesktop, que foi financiado pela Valve.

O Xrdesktop é um projeto de código aberto que permite que gerentes de janela X11 tradicionais interajam melhor dentro de um espaço de realidade virtual para apresentação em conjuntos de cabeça de realidade virtual. O Xrdesktop permite que os desktops tradicionais do Linux, como o GNOME e o KDE, trabalhem com um head-set de VR.

Já vimos esforços passados ​​de código aberto, como o Arcan experimentando um desktop VR, enquanto esse Xrdesktop permite que os desktops tradicionais existentes funcionem de maneira mais elegante nos monitores montados na cabeça do VR.

O Xrdesktop não funciona perfeitamente com qualquer gerenciador de janelas / compositor X11 / Wayland existente, mas requer alguma integração básica, bem como um driver Vulkan que suporta VK_KHR_external_memory. No caso do suporte KDE KWin, isto vem como um plug-in de efeito, enquanto o GNOME Shell precisa de patches contra ele para suportar o Xrdesktop.

           

Desenvolvido como parte do Xrdesktop na Collabora, o Gulkan é um wrapper do Glib para o Vulkan, o GXR como uma abstração do XR API e o libinputsynth para sintetizar a entrada do desktop.

Seguindo em frente, eles estão planejando o suporte ao OpenXR 1.0, suporte a Wayland aprimorado, melhor manipulação de kit de ferramentas de widget 2D, melhores widgets 3D e outras possibilidades. Mais detalhes no blog Collabora .

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário