FERRAMENTAS LINUX: A Oracle está trabalhando para criar mais do DTrace para o kernel Linux e implementação de eBPF

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

A Oracle está trabalhando para criar mais do DTrace para o kernel Linux e implementação de eBPF



Confira !!



Enquanto os prospectos do DTrace para o kernel Linux não são mais vistos como mágicos ou inovadores como eram há mais de uma década, a Oracle continua trabalhando em seu port do DTrace para o Linux e estendendo seu alcance além do "Unbreakable Enterprise Kernel" para o RHEL. -clonado Oracle Linux. A Oracle agora diz que está trabalhando para aumentar o volume de trabalho, além de obter uma implementação baseada em eBPF para o kernel.

Na quarta-feira, a Oracle publicou uma postagem no blog descrevendo o DTrace no Fedora . Fazer o DTrace funcionar no Fedora não é trivial: atualmente, é necessário criar uma versão com patch do kernel do Linux e também criar os utilitários de espaço do usuário do DTrace. É assim que atualmente é para a maioria ou todas as distribuições Linux além do Oracle Linux com UEK.

Embora esteja escrito no post do blog: " Note que, no momento, a Oracle está fazendo o upstreaming do trabalho relacionado ao DTrace e reimplementando o próprio DTrace em cima da infra-estrutura de kernel existente, como o eBPF. Mais sobre isso em blogs futuros. "

Isso é certamente interessante e estamos curiosos para ver o que vem desse esforço relatado. Nos últimos meses, vimos a Oracle trabalhando em um back-end de eBPF para o GCC , além de complementar o suporte ao LLVM existente. Postado na quarta-feira também foram os últimos patches de suporte do eBPF para o GCC para direcionar esta máquina virtual no kernel.

Vamos ver o que vem desse trabalho do DTrace para Linux, mas não estamos prendendo a respiração.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário