FERRAMENTAS LINUX: O AMD Renoir chega no RadeonSI do Mesa - Mais Apontando para o Vega, não o Navi

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

O AMD Renoir chega no RadeonSI do Mesa - Mais Apontando para o Vega, não o Navi


Confira !!



Na semana passada, a AMD enviou seu suporte inicial a drivers gráficos Linux para as APUs Renoir de próxima geração . Esses bits do kernel Linux vão chegar ao AMDGPU no próximo ciclo do Kernel Linux 5.4, enquanto as mudanças no RadeonSI foram mescladas hoje, marcando o suporte do OpenGL como um novo recurso para o próximo Mesa 19.2.

Renoir vaza até este ponto indicado que seria uma APU de 7nm baseada no Zen 2 com gráficos Navi. Os núcleos do Zen 2 ainda podem ser precisos, mas os patches dos drivers gráficos da semana passada e o suporte para o driver OpenGL da RadeonSI atualmente apontam para o Vega.

O acréscimo do RadeonSI é bem pequeno e apenas adiciona o novo PCI ID (0x1636) e estende a maior parte da lógica existente do driver para que ele use os caminhos de código Raven Ridge / Raven 2. Parece pelo menos do lado dos gráficos que Renoir ainda é Vega como Raven 2 / Picasso e do lado do driver OpenGL não há diferenças reais.

O patch é apenas mais de uma dúzia de linhas de novo código. Presumivelmente, o suporte ao driver RADV Vulkan estará próximo, com seu suporte Renoir APU.

A AMD não comentou formalmente quando a Renoir será lançada, mas as indicações anteriores eram de que ela não iria estrear até 2020.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário