FERRAMENTAS LINUX: O FFmpeg adiciona o suporte ao AMD AMF Vulkan para usuários do Linux

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

O FFmpeg adiciona o suporte ao AMD AMF Vulkan para usuários do Linux


Confira !!



A biblioteca FFmpeg até este momento tem suportado a biblioteca Advanced Media Framework (AMF) da AMD apenas no Windows para codificação H.264 / HEVC em GPUs. O caminho de código do Windows faz uso do DirectX, enquanto agora o suporte do AMD AMF para Linux via Vulkan é agora exposto pelo código FFmpeg mais recente.

A AMD oferece o Advanced Media Framework para Linux, mas é através de seus pacotes Radeon Software / AMDGPU-PRO e, portanto, não tem tanta adoção quanto os de VDPAU / VA-API. E mesmo assim, ao usar o driver empacotado do AMD Linux, o usuário precisa instalar manualmente o pacote amf-amdgpu-pro, já que ele não é instalado por padrão.

Acontece também que o AMD AMF não suporta HEVC no Linux, mas apenas o H.264, pelo menos para a implementação do FFmpeg. O suporte do AMD AMF Linux no FFmpeg depende do Vulkan para inicialização.

Este suporte do AMD AMF Linux / Vulkan foi adicionado ao FFmpeg durante a noite e é também a primeira vez que estamos vendo o Vulkan mencionado na base de código do FFmpeg. Isso deve mudar no próximo ano com o uso de Vulkan por projetos de multimídia com uma API de decodificação de vídeo da Vulkan sendo desenvolvida .

Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário