FERRAMENTAS LINUX: Os Desenvolvedores de drivers de gráficos Linux da Intel descobrem um aumento de 3 a 20% no hardware atual

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Os Desenvolvedores de drivers de gráficos Linux da Intel descobrem um aumento de 3 a 20% no hardware atual



Confira !!



Na semana passada o chegou um patch de uma linha do driver Intel Gallium para aumentar o desempenho em 1% . O código de hoje no Mesa para os drivers de gráficos Linux de código aberto da Intel foi maior, mas também com um impacto de desempenho mais profundo, com algumas cargas de trabalho sendo mais rápidas em cerca de 20%. Tornando isso mais interessante é que a atual rodada de otimizações de drivers se aplica ao muito comum e maduro hardware gráfico "Gen 9".

Francisco Jerez, membro de longa data da equipe de gráficos Linux de código aberto da Intel e ex-colaborador do Nouveau, recebeu correções nas quais vem trabalhando no último mês para otimizar o comportamento de balanceamento de carga de fatia / sub-fatia.para gráficos Gen9. Ele descobriu que o comportamento atual era sub-ótimo e que, para os gráficos de alto nível do Gen9 GT4 (Iris Pro), o problema de desempenho está em péssimo estado.

Com os gráficos Skylake GT4, esse ajuste no comportamento de balanceamento de carga de fatia / sub-fatia levou a um aumento de 20% no desempenho, enquanto em outros casos foi menos grave, mas ainda perceptível como Unigine Valley, 3,4% mais rápido, Gfxbench em torno de 4%, alguns GpuTest cenas em torno de 8%, e os testes do SynMark gerando 15 ~ 22% de aumento no desempenho.

A mudança de comportamento também ajuda as partes Gen9 de nível inferior, mas em menor grau. Francisco está interessado em ouvir mais comentários de testes de desempenho com o hardware da Intel, do Skylake ao Whiskey Lake, ao Comet Lake, ao Amber Lake e a outras gerações que usam o Gen9.

Após essa mudança para o driver i965 Mesa, Francisco também  aplicou ela ao driver Iris Gallium3D, que é o driver OpenGL de código aberto da próxima geração da Intel.

Apenas alguns minutos atrás, essa otimização também foi portada para o driver Intel Vulkan (ANV) dentro do Mesa, mas pelo menos nos testes, há um aumento de desempenho de apenas ~ 3%.

Essas otimizações de desempenho do Intel Gen9 farão parte do lançamento do Mesa 19.2, que deve sair no início de setembro e ser encontrado em versões como Fedora 31 e Ubuntu 19.10.

Fonte

Até apróxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário