Confira !!
Uma notícia interessante da Conferência de Firmware de Código Aberto desta semana é que alguns binários de firmware Intel pertencentes à sua Trusted Execution Technology (TXT) serão licenciados de forma mais liberal sob sua licença mais simples de microcódigo / firmware.
A empresa de consultoria de firmware de código aberto 3mdeb compartilhou que a Intel publicará supostamente binários relacionados ao TXT como BIOS e SINIT ACMs sob uma licença semelhante ao FSP e microcódigo da Intel.
News from @osfc_io. It looks like @intel will publish Intel TXT related binaries (BIOS and SINIT ACMs) on similar license to FSP and uCode. Those are great news!— 3mdeb (@3mdeb_com) September 5, 2019
Foi no ano passado que a Intel liberou seu licenciamento de microcódigo sob uma licença mais simples e, presumivelmente, seria a mesma licença para esses bits adicionais relacionados a inicialização / firmware.
Na OSFC 2019, não havia nada de novo na Intel abrindo completamente o FSP (Firmware Support Package) como código-fonte aberto ou liberando o Mecanismo de Gerenciamento ou qualquer outra coisa nesse sentido. Embora existam vários engenheiros da Intel falando sobre os seus esforços modernos de firmware , o esforço mínimo da plataforma e iniciativas relacionadas que estão pelo menos parcialmente abertas. Ainda estamos esperando para ver como os esforços de Raja acabarão se dando bem com o que ele falou antes como potencialmente open source do FSPmas pelo menos quando falar com ele na OSTS ainda era um trabalho em andamento.
É bom ver a Intel adotando pelo menos melhor o Coreboot hoje em dia, apesar de alguns blobs binários ainda estarem em jogo. O Coreboot parece contente em extrair componentes binários, como vimos com o FSP existente e outros componentes, a ponto de o esforço ser menos sobre ser uma implementação de BIOS / firmware de código aberto e mais sobre ser uma estrutura aberta. Assim, à medida que mais fornecedores de hardware começam a dar suporte ao Coreboot, é importante perceber que, por si só, menos impacto é comparado com o anterior, mas, para aqueles que procuram uma solução completamente de código aberto, existe o projeto Oreboot em seus estágios iniciais., O Libreboot por ser um Coreboot totalmente gratuito, e os tipos de hardware do Raptor Computing Systems que são completamente abertos e transparentes para o usuário.
Fonte
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário