FERRAMENTAS LINUX: As alterações no Intel Graphics Compiler para o Gen12 - São as maiores alterações no ISA desde o i965

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

As alterações no Intel Graphics Compiler para o Gen12 - São as maiores alterações no ISA desde o i965




Confira !!



Desde junho, os desenvolvedores de código aberto da Intel começaram a divulgar o código inicial do driver gráfico de código aberto para o hardware Tigerlake "Gen12" . Até o momento, as mudanças no Gen12 não foram muito invasivas, mesmo sendo esta a primeira geração com a marca de mecanismo "Xe Graphics". Mas isso agora mudou com uma nova série de patches mostrando grandes mudanças no conjunto de instruções gráficas.

Agora que os desenvolvedores de código aberto da Intel começaram a preparar as alterações para o back-end do compilador gráfico para Xe / Gen12 inicialmente com os processadores Tiger lake, as principais mudanças arquiteturais estão começando a aparecer em comparação com os gráficos Icelake "Gen11" e mais antigos. Os patches mostram que o ISA de gráficos Gen12 é um dos maiores retrabalhos de todos os tempos para o Intel EU ISA desde os gráficos originais i965 de uma década atrás.

Quase todos os campos de instrução, opcode e tipo de registro são atualizados e existem outras grandes mudanças, como remover a lógica do placar de registro de hardware que agora cabe ao compilador por garantir a coerência dos dados entre leituras e gravações de registro e uma nova instrução de sincronização de hardware.

O código de código do compilador gráfico Intel Gen12 em sua forma atual está tocando em cerca de cinco mil linhas de código em cima do código gráfico Linux de código aberto existente. A recuperação do back-end do compilador não está completa com vários bits de depuração e desempenho ainda não implementados entre outras tarefas a serem executadas. Certamente, nos próximos meses antes da aparição do hardware gráfico Gen12 continuará a haver muito mais recursos e otimizações adicionados.

O back-end do compilador de gráficos é apenas uma peça do quebra-cabeça para ativar o suporte ao driver OpenGL e Vulkan no espaço do usuário. O Gen12 é a primeira geração em que o suporte ao OpenGL será implementado apenas no driver Iris Gallium3D moderno, em oposição ao driver "clássico" i965 OpenGL Mesa. O suporte do Vulkan estará no topo de sua "ANV" existente

É certamente emocionante ver mais dessas mudanças no Gen12 / Xe chegando. Fique ligado para obter mais detalhes sobre o Phoronix com nosso monitoramento cuidadoso do desenvolvimento desses drivers de código aberto. Se tudo correr bem com essa continuação da geração Gen12 / Xe, a pilha de drivers gráficos Linux de código-fonte aberto deve suportar bem esse hardware a tempo dos primeiros chips a serem enviados no final de 2020. A verdadeira questão estará no momento do hardware. inicie e quando a flag "experimental" for levantada do driver para saber se as distribuições do Linux 2020 suportarão esse hardware imediatamente ou se será necessário fazer alguns pulos para os primeiros usuários. Historicamente, embora a Intel seja muito boa em sua cadência de lançamentos para garantir que o suporte esteja alinhado com as principais distribuições Linux no lançamento.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário