FERRAMENTAS LINUX: Como a equipe do Clear Linux da Intel reduziu o tempo de inicialização do kernel de 3 segundos para 300 ms

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Como a equipe do Clear Linux da Intel reduziu o tempo de inicialização do kernel de 3 segundos para 300 ms


Confira !!


O engenheiro da Intel, Feng Tang, falou na Linux Plumbers Conference desta semana em Lisboa, Portugal, sobre como a equipe do Clear Linux conseguiu inicializar seu kernel mais rapidamente. Eles começaram com cerca de três segundos de inicialização do kernel, mas reduziram para apenas 300 ms.

Entre as otimizações realizadas para realmente acelerar o tempo de inicialização, estavam garantindo uma detecção de driver mais assíncrona, inicializando apenas uma pequena quantidade de RAM no início e depois inicializando o hot-plug em paralelo via systemd, sistema de arquivos raiz otimizado desabilitando módulos de kernel desnecessários e abordagens semelhantes.

No futuro, eles ainda estão buscando otimizações para o processo de inicialização em torno da inicialização de memória adiada no kernel, alterações de inicialização do SMP, ajustes do ACPI e otimizações do espaço do usuário / systemd.

Aqueles que desejam aprender mais sobre a arte da Intel de inicializar o kernel Linux o mais rápido possível, mas não no LPC2019, podem ver o slide de Feng (PDF) com uma visão geral dessas otimizações atuais e possíveis do Clear Linux.

Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário