segunda-feira, 16 de setembro de 2019
O GNU Linux-libre 5.3 continua a desobedecer e lidar com os truques do firmware
Confira !!
Na última noite do lançamento do Linux 5.3 da noite passada , o pessoal do GNU lançou esta manhã o GNU Linux-libre 5.3-gnu como o sabor a jusante do kernel que retira o suporte ao carregamento de módulos proprietários do kernel e a capacidade de carregar arquivos de microcódigo / firmware apenas binários , entre outras etapas para visar um kernel de software livre puro.
Com o kernel GNU Linux-libre 5.3-gnu, eles continuaram a redefinir seus patches de desobstrução existentes, além de ter que fazer alguns novos ajustes e desativar o carregamento de blob para QCOM, suporte a HDCP do driver DRM, Allegro-DVT, e Meson VDEC.
Alexandre Oliva, do GNU FSF LA, também expressou algumas críticas ao trabalho de decodificação de vídeo Meson. Oliva observou: "as fontes de firmware deveriam estar disponíveis no LibreELEC e, embora o link para as supostas fontes esteja quebrado, eu consegui encontrar o repositório "source" que os continha, apenas para descobrir que "source" era apenas um blob binário codificado em C como uma matriz de caracteres, assim como o Linux costumava fazer quando eu me envolvia com o Linux-libre. Oh bem ... Pedido desativado ... "
Mais detalhes sobre esta versão higienizada do kernel do Linux via GNU.org .
Fonte
Até a próxima !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário