FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.4 adiciona o Qualcomm Snapdragon 855, e suporta alguns laptops ARM mais recentes

terça-feira, 17 de setembro de 2019

O Kernel Linux 5.4 adiciona o Qualcomm Snapdragon 855, e suporta alguns laptops ARM mais recentes



Confira !!



As alterações de plataforma e driver do ARM SoC chegaram na segunda-feira durante o primeiro dia inteiro da janela de mesclagem do Linux 5.4 . Existem algumas melhorias interessantes no suporte ao hardware ARM para este kernel, ao mesmo tempo em que acabamos com algumas plataformas mais antigas.

Os destaques das alterações do ARM mescladas no Linux Git na segunda-feira incluem:

- Suporte para o Snapdragon 855 pelo kernel Linux principal, mas neste momento apenas a plataforma de referência Qualcomm SM8150 MTP é suportada e não quaisquer produtos Snapdragon 855.

- Suporte ao ASpeed ​​AST2600 que deveríamos começar a ver em servidores / placas-mãe em 2020 como uma grande atualização de hardware em relação ao ASpeed ​​AST2500, muito comum.

- Os laptops ASUS NovaGo, HP EnvyX2 e Lenovo Miix 630 agora são suportados pelo núcleo principal do Linux, todos equipados com o Snapdragon 835. Além disso, o Lenovo Yoga C630 no Snapdragon 850 também funciona pelo menos no núcleo principal 5.4 para funcionalidade básica. Esses laptops ARM foram fornecidos com o Windows, enquanto o suporte ao Linux até o momento contou com um labirinto de patches fora da árvore. Mas alguns bits de funcionalidade ainda podem não ser a linha principal do Linux 5.4, embora pelo menos o kernel da linha principal possa inicializar nesses dispositivos.

- Suporte para Mediatek MT7629 e NXP i.MX8M Nano SoC.

- Mais placas x86 e POWER9 com chips ASpeed ​​BMC agora podem executar o Linux nelas via OpenBMC.

- A remoção de alguns chips Intel XScale mais antigos juntamente com a remoção do suporte de hardware Kendin / Micrel / Microchip KS8695 e Winbond / Nuvoton W90x900 sem que ninguém acredite estar mais usando esse hardware pelo menos ao executar um kernel moderno.

Há também uma variedade de SBCs ARM menos conhecidos agora suportados pelo Kernel Linux 5.4 e uma variedade de outras melhorias de suporte à plataforma de hardware ARM. O Linux 5.4 será o mais estável em novembro.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário