FERRAMENTAS LINUX: Os Drivers Mesa da Intel apontam para ainda mais peças do Comet Lake

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Os Drivers Mesa da Intel apontam para ainda mais peças do Comet Lake




Confira !!



Já havia 18 novos IDs PCI para os drivers gráficos OpenGL / Vulkan Linux de código aberto da Intel para os próximos processadores Comet Lake com gráficos UHD, mas agora parece que há ainda mais modelos em andamento.

Na quarta-feira, mais três IDs PCI foram adicionados ao Comet Lake, produzindo mais de 20 IDs PCI diferentes para gráficos nos processadores Comet Lake. É verdade que alguns dos PCI IDs são reservados para modelos de pré-produção / amostras de engenharia ou, de outra forma, reservados para possíveis revisões futuras que não são necessariamente planejadas para o mercado no momento, mas, de qualquer forma, é muito.

O Coffeelake para comparação possui 17 IDs, o Ice Lake possui apenas 14 e o Whiskey Lake possui 5, por exemplo. Tornando as 21 IDs diferentes ainda mais surpreendentes é que o Comet Lake é outro processador derivado de 14 nm e baseado nos gráficos Gen9 de longa data.

Em agosto, a Intel anunciou oito processadores Comet Lake de "10a geração", o que possibilitou processadores mais rápidos de notebook / ultrabook sobre o Whiskey Lake. As peças de desktop do Comet Lake são esperadas para os próximos meses.

Por ser um produto de arquitetura 14nm / Gen9, o suporte ao Comet Lake Linux foi amplamente reduzido e apenas uma questão de preencher os vários IDs PCI - o Comet Lake parece estar em boa forma com o Kernel Linux 5.2+. Essas adições de PCI ID foram preenchidas nos últimos meses, enquanto, como no caso dos últimos commits do Mesa, há algumas adições tardias.


Fonte

Até a próxima !1

Nenhum comentário:

Postar um comentário