FERRAMENTAS LINUX: A Intel prepara outro grande impulso de driver gráfico com Kernel Linux 5.5 - lotes chegando para o Tigerlake / Gen12

terça-feira, 8 de outubro de 2019

A Intel prepara outro grande impulso de driver gráfico com Kernel Linux 5.5 - lotes chegando para o Tigerlake / Gen12



Confira !!



Apesar de apenas uma semana após o corte da janela de mesclagem do Linux 5.4 e agora com o XDC 2019 fora do dia, a equipe de drivers gráficos de código aberto da Intel enviou seu primeiro lote de novos materiais que serão direcionados para o ciclo do Linux 5.5.

A janela de mesclagem do Linux 5.5 não será até o final de novembro e haverá várias semanas adicionais de alterações nos drivers de gráficos da Intel destinados ao Linux 5.5. Mas esse primeiro pedido de extração para o DRM-Next já tem muito material novo.

Com o atual ciclo do Kernel Linux 5.4, é o Intel Tiger Lake inicial. Os gráficos "Gen 12" permitem que no Linux 5.5 haja muito mais. De fato, com o Linux 5.5 parece ser o primeiro kernel em que o suporte do Tiger Lake Gen12 estará em melhor situação, com muitos bits relacionados à exibição que aterrissam apenas para esta versão do kernel N + 1. Ainda sem esperar nenhum hardware Gen12 até 2020, ainda há tempo suficiente para que o suporte do Tiger Lake seja esquecido. No entanto, o Linux 5.5 estável para o Tiger Lake será um pouco notável, pois provavelmente será a versão do kernel a ser fornecida com o Ubuntu 20.04 LTS.

Quanto às mudanças no voleio Intel DRM-Next de ontem, na frente gráfica de Tiger Lake / Gen12 (Xe), o driver mais recente que possibilita o trabalho inclui:

- Diversas peças de exibição diferentes se unindo.

- Suporte para proteção de conteúdo HDCP 1.4 e HDCP 2.2.

- Ativação do modo de programação em lote do buffer de estado de exibição .

- Suporte de 12 cores BPC.

- Suporte atualizado do Panel Self Refresh 2 (PSR2) para Gen12.

- Até agora, o código está apontando apenas para os tipos de memória LPDDR3 / DDR3 / DDR4 / LPDDR4 para Tiger Lake, ainda não existem bits para memória de vídeo dedicada (nem há indicação de que DDR5 surpreenda esta geração).

Outros trabalhos incluem:

- Adicionar um ID PCH Comet Lake PCH ausente.

- Várias correções Gen11 / Icelake ainda estão chegando.

- Suporte de leitura de hardware para FEC (Forward Error Correction).

- Suporte de leitura de hardware gama LUT.

- Tornando mais operações de driver atômicas.

- Relatório do status do IOMMU para o DebugFS.

- Várias correções.

A lista de alterações até agora para o driver Intel Direct Rendering Manager para Linux 5.5 pode ser encontrada nesta postagem da lista de discussão .

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário