FERRAMENTAS LINUX: O AMDGPU DC parece ter o PSR esquadrado - economia de energia para os laptops AMD mais novos

domingo, 20 de outubro de 2019

O AMDGPU DC parece ter o PSR esquadrado - economia de energia para os laptops AMD mais novos




Confira !!



Parece que assim que o Kernel Linux 5.5 chegar, é onde o driver do kernel AMDGPU pode estar pronto com o suporte para PSR (Panel Self Refresh) para ativar esse recurso de economia de energia nos laptops AMD mais recentes.

Embora a pilha de drivers Linux da Intel ofereça suporte à atualização automática do painel há anos, o suporte da AMD em seu código de driver Linux de código-fonte aberto já faz muito tempo. Nós os vimos trabalhando em direção ao suporte desde Raven Ridge e agora parece que as bases foram estabelecidas e eles estão prontos para ativá-lo no código "DC" do Display Core.

A atualização automática do painel destina-se a laptops com painéis e projetos eDP que enviam desnecessariamente o mesmo conteúdo da tela para atualização na tela. Assim, o PSR permite desligar alguns elementos do processador gráfico quando o conteúdo da tela é estático. Pelo menos no lado da Intel, eles reivindicaram benefícios de 25% + no menor consumo de energia da GPU quando o PSR está ativado. Não vi números recentes da AMD, mas as melhorias de eficiência provavelmente são semelhantes.

Esse suporte, no entanto, depende de um painel eDP capaz e de gráficos AMD com uma DMCU (Unidade de Microcontrolador de Display), que pelo menos no Linux parece ser para Raven Ridge e mais recente.

Como parte de 37 patches para DC enviados na quinta-feira, o PSR agora está ativado para os painéis suportados. Portanto, esse recurso de economia de energia deve permitir o ciclo do kernel do Linux 5.5, impedindo que surjam problemas de última hora.

Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário