FERRAMENTAS LINUX: Parece que o suporte a HDMI FreeSync / VRR para Linux + Wayland virá eventualmente para a AMD

sábado, 5 de outubro de 2019

Parece que o suporte a HDMI FreeSync / VRR para Linux + Wayland virá eventualmente para a AMD



Confira !!



A AMD atualizou seu suporte ao Linux FreeSync / Adaptive-Sync no evento X.Org Developers Conference desta semana em Montreal. Há boas notícias para usuários de HDMI e Wayland Linux com gráficos Radeon.

Harry Wentland, um membro de longa data da equipe de drivers da AMD e manipulador de patches em torno do código de exibição DC, foi o apresentador do XDC2019. Uma das grandes reclamações do suporte ao AMD FreeSync / Adaptive-Sync Linux até o momento foi a falta de suporte às saídas HDMI ... Wentland explicou que no Windows, a AMD usa um protocolo desenvolvido pela AMD para ativar o FreeSync em HDMI. Obviamente, isso não será necessário para o driver de kernel AMDGPU de código aberto. Porém, quanto ao suporte formal de Atualização de taxa variável de HDMI (VRR), eles observam que está "pendente", mas sustentado por um conjunto de testes de conformidade de VRR HDMI sendo lançado. Esperamos que, assim que o CTS estiver disponível, o HDMI VRR seja ativado para usuários do Linux que desejam aproveitar a funcionalidade Adaptive-Sync / VRR para monitores HDMI.

No lado do espaço do usuário, o RadeonSI OpenGL, o Orace (driver proprietário AMDGPU-PRO) OpenGL e o RADV Vulkan. Não foram feitos comentários sobre a intenção de oferecer suporte ao FreeSync / VRR com o driver AMDVLK Vulkan de código aberto.

A outra limitação notável ao suporte à atualização de taxa variável da AMD no momento é que ele é suportado apenas em desktops X11 / X.Org. Não há suporte para VRR Wayland no momento, mas foi mencionado entre os "próximos passos", com possível suporte a VRR para o Weston / KDE Plasma / GNOME Shell da Wayland e até mesmo potencialmente para o ChromeOS. Outras próximas etapas incluem trabalhar no suporte ao FreeSync para reprodução de vídeo no Linux, outras possibilidades de economia de energia e potencialmente expor uma interface mais explícita para permitir outros casos de uso futuros em torno da tecnologia.

Os curiosos sobre mais detalhes sobre o atual suporte ao AMD FreeSync Linux podem ver o deck de slides em PDF do XDC2019.


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário