FERRAMENTAS LINUX: A alternativa do compilador ACO Radeon ao AMDGPU LLVM parece boa, mas o trabalho ainda não está concluído

sábado, 5 de outubro de 2019

A alternativa do compilador ACO Radeon ao AMDGPU LLVM parece boa, mas o trabalho ainda não está concluído



Confira !!



Além de a Intel anunciar seu trabalho no novo back-end do compilador "IBC" para seus drivers OpenGL / Vulkan, os desenvolvedores que trabalham no Radeon "ACO" em cooperação com a Valve estavam apresentando os trabalhos mais recentes no back-end do compilador neste momento. evento XDC 2019 da semana no Canadá.

Para aqueles que perderam, este compilador de shader ACO financiado pela Valve desembarcou no Mesa devel 19.3  no mês passado depois de ser anunciado no início do ano. Esse back-end do compilador é uma alternativa ao back-end existente do compilador AMDGPU LLVM usado atualmente pelos drivers OpenGL e Vulkan. O ACO está focado no melhor desempenho dos jogos e também em tempos de compilação mais rápidos do shader sobre o LLVM. Até agora, embora o ACO tenha acabado de entrar no RADV e não no driver AMDVLK ou no RadeonSI OpenGL.

O ACO não é o padrão no Mesa 19.3-devel e os desenvolvedores do XDC 2019 deixaram claro que ainda há trabalho pendente. Eles têm suporte para GFX10 / Navi sendo trabalhado, mas por enquanto apenas o hardware Polaris / GFX8 e Vega / GFX9 suporta totalmente o ACO. O ACO está trabalhando com sombreadores de vértice, fragmento e computação e todas as mesmas extensões que o driver RADV com LLVM, exceto por oferecer suporte a tipos de dados sub-32 bits por enquanto.

Também há mais otimizações possíveis com o ACO que ainda precisam ser exploradas. Mas os números mais recentes já mostram melhorias de desempenho que variam de alguns por cento em jogos como Talos Principle e Rise of the Tomb Raider a desempenho 20% melhor no Doom rodando no Steam Play. A melhoria média é pouco mais de 5% melhor. (E, sim, apresentarei novos benchmarks da ACO nos próximos dias.

Aqueles que desejam aprender mais sobre o back-end da ACO podem ver o slide slide em PDF da apresentação do XDC2019 de Bas Nieuwenhuizen e Daniel Schürmann.


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário