FERRAMENTAS LINUX: As correções de driver de gráficos Intel Linux chegam para uma melhoria rápida do uso de energia com Soft-RC6

terça-feira, 19 de novembro de 2019

As correções de driver de gráficos Intel Linux chegam para uma melhoria rápida do uso de energia com Soft-RC6



Confira !!



O desenvolvedor de longa data de driver gráfico Intel Linux, Chris Wilson, enviou um conjunto de 19 patches para o que ele chama de suporte rápido a soft-RC6 e é uma melhoria "substancial" em relação ao código de driver atual para economia de energia gráfica da Intel.

Chris simplesmente escreveu no início da série de patches: " No meu teste muito simples de percorrer o firefox, isso volta à linha com o uso de energia do HW rc6, uma melhoria substancial em relação à dica atual. "

Isso é o suficiente para me deixar intrigado! Ele não forneceu dados concretos sobre a melhoria "substancial" em comparação com o estado anterior de economia de energia RC6.

Ao vasculhar os remendos, ele explicou um dos problemas com o código atual do driver Intel Linux antes desses patches:
A principal desvantagem do commit 7e34f4e4aad3 ("drm / i915 / gen8 +: adicionar RC6 CTX corrupção WA") é que ele desativa o RC6 enquanto o Skylake (e amigos) está ativo e não consideramos o GPU ocioso até que todas as solicitações pendentes tenham sido retiradas e o mecanismo mudou para o contexto do kernel. Se o espaço do usuário estiver ocioso, essa tarefa será aplicada ao nosso trabalhador ocioso em segundo plano, que é executado aproximadamente uma vez por segundo, o que significa que o espaço do usuário deve ficar ocioso por alguns segundos antes de ativar o RC6 novamente. Naturalmente, isso nos leva a consumir consideravelmente mais energia do que antes, pois a economia de energia é efetivamente desativada enquanto um servidor de exibição (aqui está o Xorg) em execução.
Como os executores receberão um evento de conclusão à medida que o último contexto for concluído e a GPU ficar ociosa, podemos usar o nosso tasklet de envio para perceber quando a GPU está ociosa e chutar o trabalhador aposentado. Assim, durante cargas de trabalho leves, faremos muito mais trabalho para ocultar a GPU mais rapidamente ... Esperemos que com economia de energia proporcional!

Os patches agora também rastreiam os tempos de ida e volta do motor para determinar melhor entre sistemas lentos ou motores potencialmente travados e outras melhorias.

O trabalho é tarde demais para aparecer como um recurso para a próxima janela de mesclagem da versão 5.5, mas como está corrigindo uma regressão depois de tudo decorrente da quebra de economia de energia RC6, talvez ainda possamos ver esses patches se materializando no próximo ciclo do kernel.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário