FERRAMENTAS LINUX: O driver da NVIDIA de código aberto terminará 2019 ainda em mau estado para GPUs mais recentes

terça-feira, 26 de novembro de 2019

O driver da NVIDIA de código aberto terminará 2019 ainda em mau estado para GPUs mais recentes


Confira !!



No iminente ciclo do kernel Linux 5.5, falamos sobre emocionantes mudanças de driver de gráficos AMD Radeon e Intel no deck, desde o overclock Navi OverDrive até mais bits Intel Tiger Lake e Jasper Lake, suporte para AMDGPU HDCP e outros recursos na fila . Mas e o driver Linux de código-fonte NVIDIA "Nouveau"?

Infelizmente, tem havido vários ciclos de kernel desde que houve algo importante a relatar. De fato, como está agora, não houve filas de alterações do Nouveau no DRM-Next. No início desta semana, Ben Skeggs, da Red Hat, introduziu alguns novos códigos no repositório skeggsb / nouveau, mas esse trabalho não apareceu no DRM-Next como por escrito, nem por qualquer indicação na lista de discussão.

Esse trabalho, no entanto, é basicamente corrigido de qualquer maneira, com apenas algumas alterações no código KMS, uma correção para caminhos de código atômicos em GPUs anteriores à NV50, o ajuste de manipulação de firmware interno para algumas partes do Kepler e do Maxwell e apenas outras rotinas manutenção.

À medida que nos aproximamos do final de 2019, infelizmente, o driver Nouveau ainda não é prático para o hardware NVIDIA mais recente que a série GeForce GTX 600/700 "Kepler" (ou a série GeForce GTX 750 Maxwell). A série GeForce GTX 900 Maxwell tem suporte a 3D, mas ainda não possui relógio, portanto as dGPUs não podem ser usadas novamente e, por isso, elas estão presas à execução nas frequências (muito baixas) do relógio de inicialização. As GPUs Pascal e Volta estão com problemas semelhantes e provavelmente permanecerá assim se / quando a NVIDIA liberar o firmware da PMU, para que os drivers da Nouveau possam começar a trabalhar no relógio das placas mais recentes. Para os processadores gráficos Turing de última geração da NVIDIA, existe agora apenas suporte à configuração de modo de kernel sem aceleração 3D, pois a NVIDIA não lançou nenhum dos arquivos de firmware assinados necessários.

Portanto, como está agora, a GeForce GTX 700 ainda é a melhor para o Nouveau, pois quando manualmente cronometrado (sem relógio dinâmico ainda com base na carga), há a capacidade de ter um desempenho decente com o driver Nouveau Gallium3D OpenGL - nenhum driver Vulkan funcionando ainda.

Portanto, não haverá mudanças emocionantes no Nouveau para o Kernel Linux 5.5, mas podemos esperar que haja algum tipo de milagre de código aberto em 2020.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário