FERRAMENTAS LINUX: O GNU Binutils adiciona os bits para as instruções RDPRU + MCOMMIT do AMD Zen 2

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

O GNU Binutils adiciona os bits para as instruções RDPRU + MCOMMIT do AMD Zen 2



Confira !!



O GNU Binutils, com seu montador "Gas", agora adicionou o restante das instruções suportadas pela microarquitetura AMD Zen 2, que anteriormente não eram suportadas por esta parte da cadeia de ferramentas GNU.

RDPRU e MCOMMIT são as duas instruções para o Zen 2 adicionadas ao Binutils por Jan Beulich do SUSE. A RDPRU foi abordada várias vezes no Phoronix e é para ler um registro do processador normalmente limitado ao nível de privilégio zero. Isso permite que registros como MPERF / APERF sejam facilmente lidos no nível do usuário.

O MCOMMIT, por outro lado, é uma extensão do conjunto de instruções para o Zen 2 que parece realmente nova para nós. A AMD não mencionou o MCOMMIT em seus slides de imprensa nem comentou sobre isso ao perguntar-lhes anteriormente nos eventos de julho sobre novas instruções para o Zen 2 ou o que vimos em outros patches de ferramentas Zen 2 até o momento.

O documento técnico da AMD só adicionou a instrução MCOMMIT em setembro. O MCOMMIT é usado para confirmar os armazenamentos na memória e fornece um recurso de detecção de esgrima / erro para os armazenamentos na memória do sistema. O documento técnico observa que o MCOMMIT precisa ser explicitamente ativado pelo sistema operacional, embora, ao analisar o kernel , ainda não tenha havido nenhum bit do kernel relacionado ao MCOMMIT, portanto, pelo menos para usuários do Linux provavelmente não está ativado no momento, mesmo com processadores compatíveis .

De qualquer forma, o MCOMMIT e o RDPRU agora estão instalados no Binutils .

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário