FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.5 está para executar as atualizações tardias de microcódigo da CPU em paralelo

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

O Kernel Linux 5.5 está para executar as atualizações tardias de microcódigo da CPU em paralelo




Confira !



Meses atrás, relatamos que fornecedores e provedores de nuvem estavam interessados ​​em restaurar atualizações paralelas de microcódigo de CPU no Linux para ajudar grandes servidores de contagem de núcleos. Com o Linux 5.5, essa mudança está chegando.

A Oracle e outros provedores de nuvem querem que as atualizações de microcódigo da CPU sejam aplicadas em paralelo para reduzir o tempo de inatividade de sistemas em servidores com muitos núcleos. A atualização paralela do microcódigo foi eliminada no Linux após as vulnerabilidades do Spectre, com uma mudança para a atualização seqüencial do microcódigo da CPU. Com esta implementação revisada, a atualização do microcódigo em vários núcleos da CPU é feita simultaneamente, desde que apenas o primeiro encadeamento de cada núcleo da CPU seja atualizado enquanto qualquer encadeamento irmão aguarda a conclusão da atualização.

Trata-se da atualização de microcódigo sendo feita como "carregamento tardio", onde a atualização ocorre após a inicialização do sistema, enquanto a maioria dos usuários de desktop Linux usa o carregamento antecipado de atualizações de microcódigo, realizadas no início do processo de inicialização. Para aqueles que não fazem nenhum carregamento tardio de microcódigo, essa alteração não deve impactar você.


Borislav Petkov, da SUSE, escreveu na solicitação de extração de microcódigo para o Kernel Linux 5.5: " O patch permaneceu no linux-next pelo período máximo de tempo, para que qualquer potencial e difícil depuração fosse minimizada. Agora, o pessoal da nuvem tem seus milissegundos de volta, mas todo o normal as pessoas devem usar o carregamento antecipado de qualquer maneira. :-) "

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário