FERRAMENTAS LINUX: O kernel Linux está desativando o HPET para Intel Coffee Lake

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

O kernel Linux está desativando o HPET para Intel Coffee Lake





Confira !!



Uma outra alteração da Intel enviada para o Kernel Linux 5.4 e a ser portada para a atual série estável é a desativação dos sistemas HPET para o Coffee Lake.

Devido a relatórios de bugs que remontam a pelo menos meio ano e soluções alternativas que não surgem, os desenvolvedores do kernel decidiram colocar na lista negra o HPET (High Precision Event Timer) nos sistemas Coffee Lake.

Alguns sistemas Coffee Lake têm um timer HPET inclinado ao entrar no estado de energia do PC10 e isso, por sua vez, marca o TSC (Time Stamp Counter) como instável.

Os engenheiros da Intel atribuíram o problema do timer de eventos de alta precisão no Coffee Lake a ser um problema de firmware, mas, como o problema é predominante o suficiente, o kernel do Linux desativa o HPET em todos os sistemas Coffee Lake (0x3ec4).

Essa não é a primeira vez que o kernel Linux recorre à força de desabilitar o HPET, mas anteriormente o fazia para os sistemas Intel Bay Trail devido a problemas de precisão, com a interrupção em estados ociosos profundos.

A mudança está a caminho do kernel da linha principal e, por sua vez, das ramificações estáveis.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário