Confira !!
Já há vários ciclos de lançamento que o kernel do Linux suporta a paginação em cinco níveis da Intel para aumentar o espaço de endereço físico e virtual disponível para os sistemas, enquanto no Kernel Linux 5.5 o suporte em cinco níveis está sendo ativado por padrão.
O uso da paginação em 5 níveis aumenta o espaço de endereço virtual de 256 TiB para 128 PiB e o espaço de endereço físico de 64 TiB para 4 PiB. A paginação em cinco níveis da Intel funciona estendendo o tamanho dos endereços virtuais de 48 para 57 bits.
A paginação em 5 níveis do kernel Linuxo suporte foi instalado e agora está maduro o suficiente para ser ativado por padrão. Um dos motivos que sustentou a paginação em cinco níveis por padrão foi devido às regressões de desempenho com esse código ativado, mas elas parecem ter sido abordadas no Linux 5.5. As preocupações de desempenho eram tanto para o código de 5 níveis no hardware de 4 níveis quanto para a paginação de 5 níveis no hardware de 5 níveis quando o espaço de endereço físico / virtual estendido maior não é necessário.
No lado do hardware, a paginação em cinco níveis funcionará com os processadores de servidor Intel Xeon Scalable "Ice Lake" e além.
Enviado como parte do x86 / mm (gerenciamento de memória) para a janela de mesclagem do Linux 5.5 agora está ativando o CONFIG_X86_5LEVEL por padrão. Se algum problema de desempenho persistir, eles serão esmagados rapidamente, pois é esperado que a próxima rodada de kernels de distribuição Linux seja fornecida com esse recurso ativado, a fim de acomodar os servidores Intel de próxima geração com quantidades crescentes de memória.
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário