FERRAMENTAS LINUX: O trabalho de compactação de memória proativa da NVIDIA foi revisado para o kernel Linux

terça-feira, 26 de novembro de 2019

O trabalho de compactação de memória proativa da NVIDIA foi revisado para o kernel Linux



Confira !!


Algumas semanas atrás, escrevi sobre o Nitin Gupta da NVIDIA trabalhando na compactação proativa de memória para o kernel Linux para compactar de forma mais proativa a memória, em vez de fazê-lo sob demanda quando pode levar a altas latências para aplicativos que precisam de muitas páginas grandes.

Esse trabalho proativo de compactação estava voando sob uma bandeira "solicitação de comentários", mas com o trabalho contínuo de Nitin e dos desenvolvedores, ele publicou uma série de patches revisada que não é mais a RFC.

Para algumas aplicações, precisamos alocar quase toda a memória como grandes páginas. No entanto, em um sistema em execução, alocações de ordem superior podem falhar se a memória estiver fragmentada. Atualmente, o kernel do Linux faz compactação sob demanda, conforme solicitamos mais páginas enormes, mas esse estilo de compactação gera uma latência muito alta. Experimentos com compactação de memória completa única (seguida de alocações de páginas enormes) mostram que o kernel é capaz de restaurar um estado de memória altamente fragmentado para um estado de memória compactado em menos de 1 segundo para um sistema 32G. Esses dados sugerem que uma compactação mais proativa pode nos ajudar a alocar uma grande fração de memória como grandes páginas, mantendo baixas as latências de alocação.
Comparado aos patches RFC anteriores, a nova versão possui um sysfs único ajustável: / sys / kernel / mm / compaction / node-n / hpage_compaction_effort . Esse valor é usado para determinar os limites da fragmentação externa, em vez de ter vários ajustes nos patches mais antigos que apenas levaram a um uso mais complicado.

Mais detalhes sobre essa compactação proativa funcionam na lista de discussão do kernel . Embora dado o tempo, é muito próximo para vê-lo no Kernel Linux 5.5, mas talvez o veremos lançado com o Kernel Linux 5.6 no início do próximo ano.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário