segunda-feira, 16 de dezembro de 2019
A Oracle fala sobre recursos recentes para XFS + algumas melhorias no sistema de arquivos no horizonte
Confira !!
A Oracle tinha bastante histórico do sistema de arquivos e, para o futuro, 2020, eles parecem comprometidos com o barco XFS na frente do Linux. A Oracle mantém o controle sobre o sistema de arquivos ZFS upstream e poderia pressionar por uma melhor integração Linux desse sistema de arquivos, além de empregar o criador do Btrfs, Chris Mason, durante sua infância. Mas eles também empregam o principal mantenedor do XFS Darrick Wong e, de acordo com os padrões do Red Hat Enterprise Linux, adotam isso como seu principal sistema de arquivos para o Oracle Linux.
No blog Oracle Linux, eles publicaram uma postagem de convidado neste fim de semana por Darrick Wong, que também trabalha no kernel do Oracle Linux além da manutenção XFS upstream. Ele compartilhou alguns dos itens realizados este ano para o sistema de arquivos XFS:
- Atualizações de carimbo de data e hora preguiçosas usando o tempo de esperaopção mount para evitar a atualização do carimbo de data / hora da modificação nos arquivos atualizados recentemente. A funcionalidade de registro de data e hora lento combinada com a opção relatime pode levar a gravações de metadados muito mais baixas.
- Suporte para alterar o rótulo do sistema de arquivos enquanto montado.
- Com o novo Linux 5.4, o XFS gera muito menos tempo procurando espaço livre em um diretório na criação de arquivos. Isso ajuda em particular o desempenho de diretórios muito grandes.
- Suporte para uma árvore de diretórios de metadados para permitir estruturas de metadados bastante expandidas para casos de uso, como mapeamento reverso e compartilhamento de blocos de dados para volumes em tempo real.
Enquanto isso, olhando para o próximo ano civil (2020), alguns dos itens do XFS no horizonte incluem:
- Estendendo os metadados XFS para oferecer suporte a registros de data e hora até o ano 2486, usando contadores de 64 bits para solucionar o problema do ano 2038. Os sistemas de arquivos XFS v5 existentes devem poder atualizar para os novos metadados.
- A recuperação diferida de inodos deve se tornar mais rápida e as exclusões também devem ser aceleradas.
- Inode funcionalidade de ponteiro pai.
Mais detalhes no Blog do Oracle Linux para obter as atividades de desenvolvimento mais recentes do XFS.
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Armazenamento Linux,
dev linux,
Linux,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário