Confira !
Algumas plataformas de servidor Intel podem ter melhor desempenho com o ciclo do kernel Linux 5.6 .
Rafael Wysocki, da Intel, que também atua como mantenedor do subsistema de gerenciamento de energia do kernel Linux, tem colocado na fila alguns patches recentemente ao trabalhar no suporte ACPI _CST ao driver Intel-Idle. Com o patch final para usar o ACPI _CST em sistemas de servidor com o driver Intel-Idle, Rafael explicou:
Em muitos casos, especialmente em sistemas de servidor, é desejável evitar a ativação de estados C que foram desativados na configuração do firmware da plataforma (BIOS), exceto no C1E.
Como regra geral, os estados C desativados dessa maneira não são listados pelo ACPI _CST, portanto, se isso for usado pelo intel_idle junto com a tabela específica de estados C que possui para o processador especificado, os estados C serão desativados pela plataforma o firmware não será ativado por padrão por intel_idle.
Esse comportamento atualizado se aplica a plataformas de servidor de volta ao Nehalem e a cada geração depois, como parte do servidor ou do X-Series.
Com esse comportamento atualizado do driver intel_idle, o próprio monitoramento da Intel mostra uma melhoria de 12,6% no FS-Mark, que é uma referência do sistema de arquivos, mas o desempenho da CPU também desempenha um papel importante. Será interessante ver como essa mudança comportamental no gerenciamento de energia do servidor Intel também afeta outras cargas de trabalho, que começaremos a fazer comparações em breve.
A janela de mesclagem do Kernel Linux 5.6 deve estar aberta no final de janeiro ou no início de fevereiro. Até então, o trabalho de gerenciamento de energia do Linux para a Intel e outro hardware continuará na fila, como de costume, no linux-next do linux-pm.git .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário