FERRAMENTAS LINUX: Os desenvolvedores do Mesa discutem o poitencial de derivar os Drivers Não-Galium ou o código de Forking para o Galium

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Os desenvolvedores do Mesa discutem o poitencial de derivar os Drivers Não-Galium ou o código de Forking para o Galium




Confira !!



O desenvolvedor de longa data de driver de gráficos AMD de código aberto Marek Olšák iniciou uma discussão sobre a possibilidade, no futuro não muito distante, de retirar drivers não-Gallium3D da Mesa (e movê-los para um ramo de manutenção ou algo semelhante) ou bifurcar alguns dos O código existente do Mesa para permitir melhor otimização para os casos de uso do Gallium3D. Devido a preocupações levantadas, outras possibilidades também estão sendo expressas, como simplesmente avançar com a otimização da base de código do Mesa para o Gallium3D, a um custo de potencialmente atingir o código morto com mais frequência com os drivers clássicos.

Atualmente, o único driver não-Gallium3D relevante na base de códigos do Mesa é o Intel i965. Embora atualmente seja o driver Intel padrão, para os gráficos Broadwell "Gen8" e mais recentes, eles farão a transição para o novo driver Iris Gallium3D, por padrão, que deve acontecer no Mesa 20.0. O driver i965 ainda estará disponível para Haswell e as gerações mais antigas - no Mesa principal ou em algum ramo de manutenção. Como parte dessa nova discussão do Mesa, havia um comentário hipotético sobre a criação de um novo driver Intel Gallium3D para Haswell e versões mais antigas, mas é extremamente improvável que isso aconteça e foi levantado apenas como uma questão de ser completo. Não há

Mas, mesmo com todo o hardware moderno suportado por drivers Gallium3D, os desenvolvedores do Mesa não se sentem à vontade para abandonar o suporte que não seja o Gallium3D ainda nem com a idéia de digitar alguns códigos OpenGL do Mesa para que possam ser melhor otimizados para o Gallium3D. A bifurcação / duplicação desse código para o Gallium3D levaria a uma carga maior de manutenção na necessidade de aplicar correções no código secundário. Em vez disso, um cenário de curto prazo mais provável é falar em avançar e apenas otimizar o código src / mesa do Mesa com os drivers Gallium3D, pois isso por sua vez levaria a obstáculos mais clássicos ao driver ou código morto, etc., mas em benefício de todos os modernos Drivers Gallium3D. Presumivelmente, isso ganhará suporte, já que não há desenvolvedores fazendo grandes progressos na cobertura de drivers clássicos do Mesa.

Marek está buscando essas alterações no Mesa, em um esforço para reduzir ainda mais a sobrecarga da CPU do driver Gallium3D e, finalmente, melhorar o desempenho do OpenGL para esses drivers atuais. Também mencionado na discussão, foi possível um caminho NIR para TGSI para permitir que o código do Mesa seja melhor atendido à representação intermediária moderna do NIR, sem perder o suporte do TGSI para os drivers que usam esse IR tradicional Gallium3D.

A discussão em andamento sobre essas possíveis alterações do Mesa pode ser encontrada na lista de discussão do Mesa .

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário