FERRAMENTAS LINUX: A Sony agora "oficialmente" está mantendo o driver de entrada para o Linux do PlayStation, mas leva a um problema interessante

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

A Sony agora "oficialmente" está mantendo o driver de entrada para o Linux do PlayStation, mas leva a um problema interessante



Confira !!



Acontece que a Sony agora mantém o driver de entrada hid-sony do kernel principal do Linux em uma "capacidade oficial agora em vários dispositivos". Esse driver hid-sony é o que tradicionalmente suporta os vários controladores PlayStation e outros dispositivos de entrada para seu hardware. Mas o novo suporte "oficial" para esse driver de entrada de código aberto pode levar a situações difíceis.

Enviado esta semana por um usuário independente do Linux foi um patch para suportar os controladores Gasia com o driver HID da Sony. Estes controladores fabricados pela Gasia Co são controladores baseados em USB, visando compatibilidade com o controlador PlayStation 3. Esses controladores Gasia são semelhantes aos "controladores de imitação" que vimos de outros fornecedores para o PlayStation e outros consoles de jogos como o Xbox, pois muitas vezes eles usam os mesmos IDs de dispositivos e têm o objetivo de espelhar o mesmo comportamento de hardware / software. .

Mas, para que esses controladores Gasia "PlayStation" funcionem no Linux, são necessárias algumas modificações no driver hid-sony devido a diferenças sutis em seu comportamento - basicamente, manipulação peculiar, como estamos tristemente acostumados a ver em várias formas de dispositivos de entrada no Linux.

Normalmente, adicionar peculiaridades aos drivers de entrada / HID (infelizmente) não é nada fora do comum, mas é uma ocorrência muito comum ... Somente através da minha persistência em monitorar a lista de discussão do kernel eu me deparei com esse pedaço interessante. Roderick Colenbrander da Sony, que serve como seu diretório de Hardware & Engineering Systems, entrou na conversa sobre a questão de adicionar esse suporte controlador Gasia (E, sim, isso é o mesmo Roderick Colenbrander que em seu tempo livre serve como um desenvolvedor do Wine e se vai No início dos anos 2000, havia o desenvolvedor da ferramenta de overclocking NVClock NVIDIA, em vez de ser um funcionário ansioso da Sony):

Obrigado por compartilhar seu patch. Embora eu deva dizer com meu chapéu da Sony, eu realmente não gosto de suportar dispositivos clones (eles sequestram os IDs de nossos dispositivos ... etc.) e apoiamos o hid-sony em uma capacidade oficial agora em vários dispositivos. Embora essa mudança esteja relacionada à geração do PS3, que não é mais tão importante, não deve importar muito.

O fato de a Sony agora manter esse driver de código-fonte aberto do Linux em uma "capacidade oficial" era apenas uma novidade para mim (isso também era aparentemente novidade para o mantenedor do subsistema da HID Jiri Kosina, do SUSE, que então perguntou se a Sony / Roderick poderia então ser listada no diretório MANUTENÇÃO como mantendo este driver).

Embora pareça que eles não vão se opor a esse suporte sendo adicionado, já que esse suporte ao controlador Gasia é para a geração mais velha do PlayStation 3, apresenta uma situação interessante com a Sony chegando para manter esse driver e a possibilidade de impedir o suporte ao controlador de imitação / clone como resultado do kernel principal do Linux. Caso contrário, teoricamente, isso poderia significar ter que copiar um driver apenas para adicionar uma peculiaridade e / ou tentar anular a decisão, assumindo o problema com Linus Torvalds, que finalmente decide se deve ou não atender a uma solicitação de recebimento.

Para tornar essa situação específica mais complexa, o driver Sony HID não foi iniciado pela Sony e nem sequer está listado como um copyright no arquivo de origem . Embora, sim, Roderick tenha feito várias melhorias no código nos últimos anos para o driver Sony HID em torno do suporte ao controlador DS4, suportando dongles DS4 e outras adições.

Portanto, no caso dessa adição de controlador Gasia para Linux, esperamos que voe, mas poderá apresentar decisões interessantes se uma situação semelhante surgir no PlayStation 4 ou PS5, onde a Sony tem interesse contínuo. Pelo que vale a pena, a subtração / adição do controlador Gasia era menos de duas dúzias de linhas de código e equivalia a verificar seus relatórios de dispositivos peculiares e, em seguida, compartilhar uma peculiaridade já presente neste driver principal que estava lá para os controladores não oficiais do PlayStation "SHANWAN" . Além de tudo isso, é interessante que a Sony tenha entrado agora para "oficialmente" manter esse driver do kernel  Linux.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário