quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
A ferramenta Zsys do Ubuntu para aprimorar a experiência do ZFS no Linux agora suporta instantâneos
Confira !!
Um dos itens de trabalho que monitoramos durante o ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 20.04 LTS é rastrear os acontecimentos em torno do Zsys , o utilitário liderado pelo Ubuntu / Canonical para ajudar a administrar os sistemas ZFS no Linux. No final de janeiro, o Zsys agora tem mais funcionalidades.
A última versão do Zsys desta semana para o daemon de Golang e o utilitário de espaço do usuário é zsysctl save para salvar o estado atual do usuário (instantâneo) por padrão, mas também opções para salvar o estado completo do sistema e todos os usuários e outra opção para salvar o estado dos usuários especificados.
Esse estado de economia é através da montagem do suporte de snapshots do ZFS On Linux ao Zsys, que chegou na semana passada. O Zsys agora também possui granularidade por usuário para manipulação de permissões e outras melhorias. Obviamente, o ZFS há muito tempo suporta instantâneos de sistema de arquivos e é aí que todo o trabalho pesado acontece.
Será interessante ver se os desenvolvedores do Ubuntu acabam usando esse suporte de instantâneo do Zsys para acionar instantâneos do sistema de arquivos durante as atualizações do sistema / pacote, semelhante ao que o Fedora, o openSUSE e outros fizeram para o suporte à reversão do sistema com o sistema de arquivos Btrfs instantâneos.
Também estamos animados para ver o que mais eles fazem pelo ZFS On Linux com o Ubuntu 20.04 LTS, que está em uma trajetória interessante desde o Ubuntu 19.10, quando eles tornaram incrivelmente fácil implantar a área de trabalho do Ubuntu no ZoL .
Fonte
Até a próxima !!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário