FERRAMENTAS LINUX: As CPUs Ryzen no Linux finalmente vêem as temperaturas do CCD, relatórios de corrente + tensã

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

As CPUs Ryzen no Linux finalmente vêem as temperaturas do CCD, relatórios de corrente + tensã



Confira !!



Uma das poucas frustrações com o suporte da CPU AMD Ryzen no Linux até o momento foi, além do suporte frequentemente atrasado aos relatórios de temperatura da CPU, o kernel principal que não suporta leituras de tensão e outros sensores extras. Mas isso está finalmente mudando, com o driver "k10temp" sendo estendido para incluir relatórios de corrente e tensão, além de relatórios de temperatura do CCD nos processadores Zen 2.

Houve o driver Zenpower fora da árvore e outros esforços para fornecer essas informações no Linux, mas não foram oficialmente apoiados pela AMD e não foram mantidos no kernel, reduzindo assim muito a exposição a possíveis usuários. Mas agora o driver k10temp está finalmente sendo estendido para incluir essas informações extras.

O mantenedor do Linux HWMON, Guenter Roeck, vem trabalhando nessas melhorias de driver do k10temp. Além de algumas melhorias no código, os novos patches suportam relatórios de temperaturas do Core Complex Die (CCD) nos processadores Zen 2. Além disso, para as CPUs Ryzen (Zen 1 incluído) são informações de corrente e tensão do núcleo / SoC.


Com isso para os atuais processadores da série Ryzen 3000, o driver Linux k10temp corrigido deve expor as saídas Vcore, VSoc, Tdie, Tctl, Tccd1, Tccd2, Icore e Isoc.

Guenter postou esses patches na lista de discussão do kernel . Ele está procurando mais testes nessas melhorias do k10temp antes de colocá-las na fila para inclusão do kernel da linha principal ... Portanto, se você espera ver este trabalho para o próximo ciclo Linux 5.6, é melhor começar a fazer alguns testes nas CPUs AMD o mais rápido possível. ao longo de suas descobertas (e, sim, participarei dessa parte de testes). Independentemente de acontecer no Kernel Linux 5.6 ou em outro ciclo, pelo menos essas melhorias de driver estão acontecendo agora e, esperançosamente, os engenheiros da AMD poderão fazer contribuições mais proativas.



Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário