sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
Os laptops ASUS TUF da Ryzen agora estão com um patch para parar de superaquecer no Linux
Confira !!
A experiência do laptop AMD Ryzen Linux continua melhorando, embora com atraso, em alguns elementos do suporte. Além do driver AMD Sensor Fusion Hub finalmente ter sido lançado e dos relatórios de corrente / tensão dos processadores Zen no Linux , outro passo adiante no suporte móvel da Ryzen é uma correção para os laptops ASUS TUF com esses processadores.
Os laptops ASUS TUF com CPUs Ryzen, como o FX705DY, FX505DY e GA502DU, acabaram tendo um grande problema no Linux. Na inicialização, a implementação da ACPI colocaria o resfriamento do laptop em um "modo silencioso", fazendo com que o resfriamento da CPU e da GPU operasse no mínimo. Mas qualquer carga de trabalho intensiva de jogo ou CPU acabaria aquecendo a CPU a ponto de acelerar em torno de 399MHz e ficar paralisada dessa maneira até a próxima reinicialização.
Agora, um desenvolvedor Linux independente teve seus patches aceitos para solucionar esse problema, expondo a política de aceleração térmica da ACPI para esses laptops ASUS TUF. Por padrão agora, em vez de se limitar ao modo "silencioso", a política de regulagem térmica padrão é ativada na inicialização, onde os ventiladores de refrigeração operam conforme o esperado e semelhantes aos padrões do Windows. Isso, por sua vez, deve evitar que os laptops ASUS TUF com CPUs Ryzen sejam otimizados com tanta facilidade.
Esse novo suporte ao driver Linux asus_wmi agora também expõe a capacidade de "overboost" dos ventiladores, onde eles aumentam mais rapidamente para ajudar a evitar a otimização de cargas de trabalho pesadas. Com os patches que chegarão ao Kernel Linux 5.6, a política térmica da ASUS pode ser configurada agora via / sys / devices / platform / asus-nb-wmi / throttle_thermal_policy .
Aqueles que desejam corrigir o próprio driver para evitar ter que esperar pelo próximo ciclo do kernel podem encontrar os patches asus_wmi aqui e aqui . Esses patches já estão residindo no linux-platform-drivers-x86.git até a próxima janela de mesclagem do Kernel Linux 5.6.
Este problema para os laptops ASUS com CPUs Ryzen é conhecido desde pelo menos no verão passado com esse relatórios de erros em que vários usuários relataram esse comportamento e alguns recorrendo à desativação total da capacidade de aumento da CPU, na tentativa de evitar a limitação.
Fonte
Até a próxima !!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário